O ensino secundário brasileiro nas décadas de 1950 e 1960: a experiência das classes experimentais

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André Luís Oliveira

Resumo





DALLABRIDA, Norberto (Org.). “Brechas no monólito educacional”: classes secundárias experimentais e inovação do ensino secundário nos anos de 1950 e 1960”. Curitiba: Appris, 2023. 402, p.


 






O livro “Brechas no monólito educacional”: classes secundárias experimentais e inovação do ensino secundário nos anos de 1950 e 1960, organizado por Norberto Dallabrida é composto por prefácio, capítulo introdutório e 17 capítulos com estudos relacionados à implementação das classes secundárias experimentais em diversas localidades do Brasil. A reflexão sobre a implementação das classes experimentais secundárias, que tomaram as classes nouvelles por modelo, é o objeto central da obra que, de modo geral, é permeada por temas como currículo, metodologias e didáticas inovadoras que lançavam mão de recursos como teatro, seções de cinema e literatura, educação musical, desenho, seminários, trabalhos com olaria, pintura e datilografia. Práticas esportivas como voleibol, basquetebol, futebol, ginástica, esgrima e balé. Além da infraestrutura diferenciada, se comparadas as demais escolas e classes.

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Como Citar
Oliveira, A. L. (2024). O ensino secundário brasileiro nas décadas de 1950 e 1960: a experiência das classes experimentais. Cadernos De História Da Educação, 23(Contínua), e2024–22. https://doi.org/10.14393/che-v23-e2024-22
Seção
Resenhas

Referências

DALLABRIDA, Norberto (Org.). “Brechas no monólito educacional”. Classes secundárias experimentais e inovação do ensino secundário nos anos de 1950 e 1960”. Curitiba: Appris, 2023. 402p