O ensino profissional feminino: um novo cenário para as moças mineiras

Conteúdo do artigo principal

Alessandra Martins Mota

Resumo

O livro intitulado “Na luta pela vida, úteis a si e a pátria: Escola Profissional Feminina de Belo Horizonte (1919 - 1947)”, de autoria de Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro e José Carlos Souza Araujo, é o décimo volume da série “Novas Investigações”, no âmbito da coleção “História, Pensamento e Educação” da EDUFU. É uma obra derivada do projeto de pesquisa acadêmica intitulado “Educação, política e pobreza: formação da força de trabalho na nova capital de Minas Gerais, 1909-1927”, vinculado ao “Núcleo de Estudos e Pesquisas em Fundamentos da Educação” e ao “Núcleo de Estudos e Pesquisas em História e Historiografia da Educação Brasileira”, ambos da Universidade Federal de Uberlândia. Em uma perspectiva que busca articular o local ao nacional, o livro contribui para diversificar e aprofundar o debate sobre a História da Educação brasileira, o ensino profissional, a educação feminina e as relações entre educação, pobreza e trabalho no ensino profissional para trabalhadores de Belo Horizonte no contexto social da Primeira República.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Mota, A. M. (2024). O ensino profissional feminino: um novo cenário para as moças mineiras. Cadernos De História Da Educação, 23(Contínua), e2024–21. https://doi.org/10.14393/che-v23-e2024-21
Seção
Resenhas

Referências

RIBEIRO, Betânia de Oliveira Laterza; ARAUJO, José Carlos Souza. “Na luta pela vida, úteis a si e a pátria” Escola Profissional Feminina de Belo Horizonte (1919-1947). Uberlândia/MG: EDUFU, 2021.