Militarização das escolas públicas. Que projeto é esse?

Conteúdo do artigo principal

Raquel Araújo Monteiro Brandão
Tânia Serra Azul Machado Bezerra
Marcelo Pustilnik de Almeida Vieira

Resumo

Estudo sobre a militarização das escolas públicas no País, no primeiro momento, avançando-se pelos contextos históricos das escolas militares no Brasil, as primeiras tentativas, sua implantação com seus objetivos e as contradições ao largo da história. O ensaio visou a subsidiar o entendimento do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (PECIM), criado no governo de Jair Bolsonaro. As chamadas escolas cívico-militares foram instituídas pelo Ministério da Educação, com o fito de aumentar os índices educacionais no País. Apontam-se diversos fatores e verdades que demonstram não ser verdadeira a eficiência dos colégios militares como solução para as escolas públicas. Incluem-se fatos demonstrativos de que são problemáticas, numa sociedade livre, plural e democrática, a existência de militares na escola e a implantação de práticas disciplinadoras autoritárias, além de inadequadas ao ambiente da escola pública, retirando direitos fundamentais, tanto de professores quanto de alunos. Encerra-se com teses indicativas de uma cisão para o sistema das escolas públicas, gerando assimetrias maléficas. Demostram que parte da solução expressa é creditar mais dinheiro às escolas, isto, ao incluir todas elas, uma vez que, quando acolherem mais dinheiro, as escolas vão melhorar o atendimento. Demais disso, há outras teses que se contrapõem aos argumentos governamentais e apontam outras possibilidades para a realidade brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Brandão, R. A. M., Bezerra, T. S. A. M., & Vieira, M. P. de A. (2024). Militarização das escolas públicas. Que projeto é esse? . Cadernos De História Da Educação, 23(Contínua), e2024–19. https://doi.org/10.14393/che-v23-e2024-19
Seção
Artigos

Referências

ADRIÃO, Theresa. Dimensions and forms of the privatization of education in Brazil: characterization based on a mapping of national and international productions. Currículo sem fronteiras, Portugal, v.18, n.1, p.8-28, 2018.

ALVES, Miriam Fábia; FERREIRA, Neusa Sousa Rêgo. The militarization process of a state public school in Goiás. Educação & Sociedade, Campinas, SP, v.41, 2020. DOI: https://doi.org/10.18540/revesvl3iss1pp0076-0094

A TARDE. SEC reacts to criticism of military education model. 19/03/2018 Available at https://atarde.uol.com.br/bahia/salvador/noticias/1944427-sec-reage-a-criticas-sobremodelo- de-ensino-militar. Accessed on July 25, 2021.

BRAZIL. Decree No. 10.004, of September 5, 2019. Establishes the National Program of Civic-Military Schools. Available at: http://escolacivicomilitar.mec.gov.br/images/pdf/ legislacao/decreto_n10004de5desetembrode2019dou_pecim.pdf. Accessed on: October 19, 2019.

BRAZIL. Letter of Law of December 4, 1810. Creation of the Royal Military Academy. Available at: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/carlei/anterioresa1824/cartadelei-40009-4-dezembro-1810-571420-publicacaooriginal-94538-pe.html. Accessed on: May 17, 2021.

BRAZIL. Decree 10.202, of March 9, 1889. Collection of Laws of the Empire of Brazil - 1889, p.247, v.1, pt II (Original Publication). Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1824-1899/decreto-10202-9-marco-1889-542443 -publicacaooriginal-51422-pe.html. Accessed on May 17, 2021b.

BRAZIL. “It's the biggest revolution in education in the country in the last 20 years,” says minister. Available at: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/12-acoes-programas-e-projetos-637152388/83511-e-a-maior-revolucao-na-area-de-ensino-no-pais-dos-ultimos-20-anos-diz-ministro. Accessed on 17/05/2021c

BRAZIL. Civic-military schools to be deployed on demand. Available at: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/222-537011943/74811-escolas-civico-militares-serao-implantadas-sob-demanda. Accessed on 17/05/2021d.

BOURDIEU, Pierre. PASSERON, Jean-Cloud. Reproduction: elements for a theory of the education system. 2. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1982.

CARVALHO, José Murilo de. The Brazilian monarchy. Rio de Janeiro: Livro Técnico, 1993.

CARVALHO, Ana Luiza. Bullet bench expected to be three times larger in Congress from 2019. Brasília: 16 Nov, 2018. Available at: https://congressoemfoco.uol.com.br/ especial/noticias/bancada-da-bala-quase-triplica-em-2019-apontaa-levantamento/. Accessed on: May 20, 2021.

CHESNAIS, François. Globalization: financial capital in command. Revista Outubro, São Paulo, SP. v. 5, n. 2, 2001.

CODATO, Adriano; BOLOGNESI, Bruno; ROEDER, Karolina Mattos. The new Brazilian right: an analysis of the party and electoral dynamics of the conservative camp. Right, volver, p. 115-144, 2015.

CUNHA, Beatriz Rietmann da Costa. Assistance and professionalization in the Army: elements for a history of the Imperial Military College. XXIV National History Symposium, São Leopoldo, RS, v. 24, 2007.

GALLEGO, Esther Solano (Ed.). Hate as politics: the reinvention of the right in Brazil. São Paulo: Boitempo Editorial, 2018.

HONORATO, Hercules Guimarães. Militarization as a public education policy: another look. REVES-Revista Relações Sociais, Viçosa, MG, v.3, n.1, p.76-94, 2020. DOI: https://doi.org/10.18540/revesvl3iss1pp0076-0094

LAVAL, Christian. School is not a business: neoliberalism under attack on public education. São Paulo: Boitempo Editorial, 2019.

MADEIRO, Carlos. Student-sheriff, punished kiss, anthem by heart: a day at a military school. Maceió, February 5, 2020. Available at: https://educacao.uol.com.br/noticias/ 2020/02/05/escola-militar-aluno-xerife-hino-de-cor.htm. Accessed on May 19, 2021.

MASCARENHAS, Aline Daiane Nunes; SILVA, Aída Maria Monteiro. Didactics and educational project under surveillance: colonial reconversion in the civic-military school - an affront to human rights. XXV EPEN - Northeast Regional Scientific Meeting of the National Association for Research and Graduate Studies in Education, Salvador, Ba, 2020.

MESSENBERG, Débora. The right that came out of the closet: the worldview of the opinion makers of Brazilian right-wing protesters. Sociedade e Estado, Brasília, DF, v.32, n.3, p.621-648, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/s0102-69922017.3203004

FEDERAL PUBLIC MINISTRY. RECOMMENDATION NO. 04/2019/PRDC/BA/MPF. Militarization of public schools in Bahia. Available at: http://pfdc.pgr.mpf.mp.br/atuacao-e-conteudos-de-apoio/recomendacoes/recomendacao-04-2019-prdc-ba-mpf. Accessed on: October 30, 2019.

PARO, Vitor Henrique. School administration: a critical introduction. Revised and expanded. São Paulo: Editora Cortez, 2012.

RBS, Send your question. Help to contact a teacher - Education Needs Answers. Message received by: assessoriace@gmail.com. Received on November 1, 2012.

REIMÃO, Sandra. “I forbid the publication and circulation...”-censorship of books during the military dictatorship. Estudos Avançados, São Paulo, v. 28, n. 80, p. 75-90, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-40142014000100008

ROSA, Fabiana Teixeira da. Educational research in military schools in Brazil: state of the art. VII Colloquium “Secondary education, history and citizenship”, Florianópolis, SC - ISSN: 2236-7977, v.2, n.2, 2012.

SANTOS, Milton. O. Um olhar sobre as instituições escolares militares brasileiras do fim do século 19 ao início do século 20. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, DF. v.88, p.310-330, 2007. DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.88i219.750

SANTOS, Míriam de Oliveira. Cradles of heroes: military schools in the formation of “saviors of the fatherland”. Master's dissertation. Porto Alegre: UFRGS, 2000.

SANTOS, Daniela. In press conference, minister blames PT for Pisa 2018 result. Brasília, December 3, 2019. Available at: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/eu-estudante/ensino_ educacaobasica/2019/12/03/interna-educacaobasica-2019,811091/em-coletiva-ministro-culpa-pt-por resultado-do-pisa-2018.shtml. Accessed on: May 20, 2021.

SAVIANI, Dermeval. School and democracy. Campinas: Autores Associados, 2018.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 7. ed. Campinas: Autores Associados, 2000.