Fundamentos pedagógico-educacionais renovadores e tecnicistas e teorias técnicas do currículo: determinações históricas e implicações para o pensamento educacional brasileiro
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Resumo
O artigo objetiva resgatar o movimento de ascensão das teorias pedagógicas, educacionais e curriculares renovadoras e tecnicistas. Fragmenta-se, inicialmente, em quatro seções, respectivamente orientadas à apresentação: i) da resposta encontrada pelos fundamentos pedagógicos-educacionais renovadores ao tradicionalismo; ii) do progressivismo de J. Dewey enquanto primeira ofensiva das teorias técnicas do currículo; iii) do tecnicismo de F. Bobbitt enquanto segunda ofensiva e; iv) da síntese técnico-linear de R. Tyler enquanto terceira e última ofensiva desse conjunto de teorias. Objetiva, em seguida, apreender ainda a chegada dessas teorias ao Brasil. Para tanto, duas outras seções são evidenciadas, orientadas respectivamente à apresentação: i) do contributo dos pioneiros da educação para a crítica dos fundamentos pedagógico-educacionais tradicionais e difusão das teorias técnicas do currículo nesse país e; ii) dos obstáculos assumidos pela ênfase progressivista renovadora a partir da fixação das ideias técnico-lineares do currículo sobre o componente educacional brasileiro.
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