O ambiente familiar e a opção pela docência: um estudo abrangendo três gerações da família Ceccato

Conteúdo do artigo principal

Joyce Carolina de Freitas
Giovanna do Amaral Ceccato de Lima Gabinio
Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira

Resumo

A pesquisa que deu origem a este artigo investigou a relação entre o ambiente familiar e a escolha profissional do magistério. O estudo foi realizado com apoio na história cultural, buscando investigar o lugar ocupado pelo ambiente familiar na escolha da profissão docente. O objetivo geral é analisar a dinâmica da relação entre o ambiente familiar e a escolha profissional do magistério. A pesquisa tem caráter bibliográfico, documental e de campo, com abordagem qualitativa. Os principais autores são: Nóvoa (2000), Moita (2000), Faht (2011), Bohoslavsky (2015) e Bourdieu (1983). A pesquisa de campo envolveu a história de vida de três professoras da família Ceccato, abrangendo o período compreendido entre 1959 e 2015. Com a análise dos dados, compreende-se que a escolha da profissão sofre influência tanto familiar quanto do contexto social e, ambos variando, em maior ou menor grau, de acordo com a época que se vive.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Freitas, J. C. de, Gabinio, G. do A. C. de L., & Vieira, A. M. D. P. (2024). O ambiente familiar e a opção pela docência: um estudo abrangendo três gerações da família Ceccato. Cadernos De História Da Educação, 23(Contínua), e2024–13. https://doi.org/10.14393/che-v23-e2024-13
Seção
Artigos

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BOGDAN, Roberto C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação. Tradução Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Porto: Porto Editora, 1994.

BOHOSLAVSKY, Rodolfo. Orientação vocacional: a estratégia clínica. 13ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2015.

BOURDIEU, Pierre. Esboço de uma teoria da prática. In: ORTIZ, Renato. (org).; Sociologia. Trad. Paulo Montero e Alicia Auzmendi. São Paulo: Ática, 1983. p. 46-81.

BOURDIEU, Pierre. Futuro de classe e causalidade do provável. In: NOGUEIRA, Maria Alice. e CATANI, Afrânio. (orgs.). Escritos de Educação. 3ª ed. Petrópolis: Vozes, 2001a. p. 81-126.

BOURDIEU, Pierre. Classificação, desclassificação, reclassificação. In: NOGUEIRA, Maria Alice e CATANI, Afrânio. (org.). Escritos de Educação. 3ª ed. Petrópolis: Vozes, 2001b. p. 145-183.

BURNIER, Suzana; CRUZ, Regina Mara Ribeiro; DURÃES, Marina Nunes; PAZ, Mônica Lana; SILVA, Adriana Netto; SILVA. Ivone Maria Mendes. Histórias de vida de professores: o caso da educação profissional. Revista Brasileira de Educação v.12 n.35 maio/ago. 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782007000200013

CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990.

COLÍN, Luis Álvarez. Familia, desarrollo y cambio social. Claves para un estudio interdisciplinario. En-clav. pen v.2, n.4, México, dic. 2008. Disponível em: http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1870-879X2008000200001. Acesso em 20 nov. 2020.

FAHT, Beatriz Hering. Fatores que influenciam a escolha profissional do jovem universitário e sua visão a respeito da orientação profissional. (122f.) 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) – UNIVALI, Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2011. Disponível em: https://siaiap39.univali.br/repositorio/bitstream/repositorio/1854/1/Beatriz%20Hering%20Faht.pdf. Acesso em 20 nov. 2020.

FILOMENO, Karina. Mitos familiares e a escolha profissional: uma visão sistêmica. São Paulo: Vetor, 1997.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa.6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

LAKATOS, Eva Maria.; MARCONI, Marina Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2001.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. (Org.). Pesquisa social: teoria método e criatividade.17ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994. 80 p.

MOITA, Maria da Conceição. Percursos de formação e de trans-formação. In: NÓVOA, A. (Org.). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto Editora, 2000. p. 111-140.

NÓVOA, Antonio (Org.). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto Editora, 2000.

PORTELLI, Alessandro. Forma e significado na história oral: a pesquisa como um experimento em igualdade. Tradução de Maria Therezinha Janine Ribeiro. Projeto história, São Paulo, n.14, p. 7-39, fev. 1997.

SANTOS, Larissa Medeiros Marinho dos. O papel da família e dos pares na escolha profissional. Revista Psicologia em Estudo, Maringá, v. 10, n. 1, p. 57-66, jan./abr. 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-73722005000100008

THOMPSON, Paul. A voz do passado. Tradução de Lólio Lourenço de Oliveira. 2. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1998.