A fotografia como porta de entrada para a cultura escolar: imagens de escolas da cidade de Londrina, Paraná (1950-1985)

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Sandra Regina Ferreira de Oliveira
Gabrieli de Assis Marcolino

Resumo

Apresentam-se os resultados de pesquisa realizada no acervo do Museu Escolar de Londrina – MEL, cujo objetivo foi identificar quais são as tipologias de ações fotografadas e as possibilidades para o estudo da Cultura Escolar. Foram analisadas onze coleções, totalizando 718 fotografias datadas de 1950 a 1985. O referencial teórico aproxima o conceito de Cultura Escolar do campo da História da Educação. Os resultados indicam cinco tipologias: ações políticas, cotidiano escolar, celebrações, datas comemorativas e gestão municipal. Conclui-se que o estudo possibilita adentrar no campo da Cultura Escolar e compreender a escola em suas dimensões mais complexas, isto é, por meio da percepção do que a escola guarda além do seu currículo oficial, assim como permite conhecer a relação sempre presente entre a Educação Escolar e os movimentos da cidade em todos os seus aspectos.

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Como Citar
Oliveira, S. R. F. de, & Marcolino, G. de A. (2024). A fotografia como porta de entrada para a cultura escolar: imagens de escolas da cidade de Londrina, Paraná (1950-1985). Cadernos De História Da Educação, 23(Contínua), e2024–04. https://doi.org/10.14393/che-v23-e2024-04
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Sandra Regina Ferreira de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina (Brasil)

https://orcid.org/0000-0002-9777-4461
http://lattes.cnpq.br/9304053885604944
sandraoliveira.uel@gmail.com

Gabrieli de Assis Marcolino, Universidade Estadual de Londrina (Brasil)

https://orcid.org/0000-0002-2654-5522
http://lattes.cnpq.br/5293445161170989
gabrieliassis93@gmail.com

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