A Expansão do Ensino Secundário na região Centro-Oeste do Brasil: Estados de Mato Grosso e Goiás (1942-1961)

Conteúdo do artigo principal

Silvia Helena Andrade de Brito
Fernanda Barros
Stella Sanches de Oliveira

Resumo

Segundo a divisão administrativa estabelecida em 1950 pelo IBGE, eram parte da Região Centro-Oeste os estados de Mato Grosso e Goiás. Este é o lócus deste artigo, que enfocará o processo de expansão do ensino secundário nos dois estados, entre 1942 e 1961. O objetivo do trabalho é analisar as similitudes e as particularidades presentes no ensino secundário, em Mato Grosso e Goiás. Para tal, foram utilizadas fontes documentais da historiografia e da história do ensino secundário. Entre os elementos discutidos, incluem-se os acervos existentes e seu impacto sobre as análises propostas; a implantação e expansão do ensino secundário em Mato Grosso e Goiás (tipologia das escolas, matrículas, regiões atendidas, entre outros); e as relações entre o desenvolvimento social da região e a expansão da rede de ensino secundário, enfatizando-se no que se aproximam e no que se distanciam, em tal processo de expansão, os dois estados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Brito, S. H. A. de, Barros, F., & Oliveira, S. S. de. (2023). A Expansão do Ensino Secundário na região Centro-Oeste do Brasil: Estados de Mato Grosso e Goiás (1942-1961). Cadernos De História Da Educação, 22(Contínua), e–198. https://doi.org/10.14393/che-v22-2023-198
Seção
Dossiê 3 - História Comparada do Ensino Secundário: renovação da historiografia por comparações, transições, massificações e traduções
Biografia do Autor

Silvia Helena Andrade de Brito, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Brasil)

https://orcid.org/0000-0002-6186-3980
http://lattes.cnpq.br/9128697324665053
silvia.brito@ufms.br

Stella Sanches de Oliveira, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (Brasil)

https://orcid.org/0000-0001-7643-8015
http://lattes.cnpq.br/7617719212073520
stella.oliveira@ufms.br

Referências

ALVES, G. L. Mato Grosso e a história: 1870-1929 (Ensaio sobre a transição do domínio econômico da casa comercial para a hegemonia do capital financeiro). Boletim Paulista de Geografia, São Paulo, v. 61, p. 5-81, 1984.

ASTOFE, A. F. A. O ensino secundário e a Campanha Nacional de Educandários Gratuitos no Sul de Mato Grosso (1949): em questão o campo educacional. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2017.

BRASIL. Câmara dos Deputados. Decreto-lei n. 4.244, de 9 de abril de 1942. Lei orgânica do ensino secundário. Brasília: 2022. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1940-1949/decreto-lei-4244-9-abril-1942-414155-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 13 jun. 2022.

BRASIL. Câmara dos Deputados. Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: 2022. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-4024-20-dezembro-1961-353722-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 15 jan. 2022.

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. Diretoria de Ensino Secundário. Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário. Relação dos estabelecimentos de ensino secundário. Rio de Janeiro: 1955.

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. Diretoria de Ensino Secundário. Seção de Prédios e Aparelhamento Escolar. Relação dos estabelecimentos de ensino secundário. Rio de Janeiro: 1957.

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. Diretoria de Ensino Secundário. Seção de Prédios e Aparelhamento Escolar. Relação dos estabelecimentos de ensino secundário - endereços e entidades mantenedoras. Rio de Janeiro: 1960.

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. Serviço de Estatística da Educação e Cultura. Ensino Médio por Município. Rio de Janeiro: 1961.

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. Serviço de Estatística da Educação e Cultura. Estabelecimentos de Ensino Secundário em Funcionamento no Brasil até 1959 (inclusive). Rio de Janeiro: 1959.

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. Serviço de Estatística da Educação e Cultura. Sinopse Retrospectiva do Ensino no Brasil. Principais Aspectos Estatísticos do Ensino Extraprimário – 1933/1958. Rio de Janeiro: 1958.

BITTAR, M.; FERREIRA JÚNIOR, A. De freguesia a capital: 100 anos de educação em Campo Grande. In: CUNHA, F. (org.). Campo Grande: 100 anos de construção. Campo Grande: Matriz, 1999. p. 169-195.

BRITO, S. H. A. de. Educação e sociedade na fronteira Oeste do Brasil: Corumbá (1930-1954). 2001. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2001.

BRITO, S. H. A. de; SILVA, S. S. de O. História das instituições de ensino secundário no Sul de Mato Grosso (1942-1961): primeiras aproximações. In: CASTRO, C. A. (org.). Ensino secundário no Brasil: perspectivas históricas. São Luís: EDUFMA, 2019.

CANEZIN, M. T.; LOUREIRO, W. N. A Escola Normal em Goiás. Goiânia: Editora da UFG, 1994. (Coleção Documentos Goianos, 28).

CASTILHO, D. Estado e rede de transportes em Goiás-Brasil (1889-1950). Scripta Nova, Revista Electrónica de Geografía y Ciencias Sociales, Universidad de Barcelona, v. 16, n. 418 (67), nov. de 2012. Disponível em: http://www.ub.edu/geocrit/sn/sn-418/sn-418-67.htm. Acesso em 20 jun. 2022.

CENTENO, C. V. Educação e trabalho na fronteira de Mato Grosso: estudo histórico sobre o trabalhador ervateiro (1870-1930). 2. ed. Rio de Janeiro: Telha, 2022.

CORSI, F. L. Estado Novo: política externa e projeto nacional. São Paulo: Unesp; FAPESP, 2000.

CNPq. Plataforma Lattes. Eurize Caldas Pessanha. Brasília: 2022. Disponível em: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798703A5&tokenCaptchar=03AGdBq24vnwM7BLixHDydrPkkboJVXogCBtFrnInFPdbqqlREkRSiAp4UvHsxgBinfHW2Mr84RIFBrLIs1dCPlyZqNRmBQ_JhDOpb84QT-8Gy4hQwQY5bCmiEa82E4KeR. Acesso em: 5 jun. 2022.

DENTZ, E. V. Dinâmica espacial da acumulação de capital do agronegócio: o caso do Mato Grosso. 2018. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2018. Disponível em: https://tede.unioeste.br/bitstream/tede/3731/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20DE%20MESTRADO%20-%20Eduardo%20von%20Dentz%20-%20definitivo.docx.pdf. Acesso em: 20 out. 2021.

FERREIRA, A. G. O sentido da educação comparada: uma compreensão sobre a construção de uma identidade. In: SOUZA, Donaldo Bello de; MARTINEZ, Silvia Alicia (orgs.). Educação comparada: rotas de além mar. São Paulo: Xamã, 2009. p. 137-166.

FERREIRA, J. P. Enciclopédia dos municípios brasileiros: Grande Região Centro-Oeste, Rio de Janeiro: Conselho Nacional de Geografia; Conselho Nacional de Estatística, 1957.

FERREIRA, J. P. Enciclopédia dos municípios brasileiros: Mato Grosso. Rio de Janeiro: Conselho Nacional de Geografia; Conselho Nacional de Estatística, 1958.

GIL, N. de L. A dimensão da educação nacional: um estudo sócio-histórico sobre as estatísticas oficiais da escola brasileira. 2007. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-31052007-112812/pt-br.php. Acesso em: 27 jul. 2020.

GONÇALVES, A. M. Ensino Secundário em Goiás: a constituição de uma rede de escolas católicas (1889-1945). In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL HISTÓRIA DO TEMPO PRESENTE, 3, 2017. Anais... Disponível em: http://eventos.udesc.br/ocs/index.php/STPII/IIISIHTP/paper/view/532. Acesso em: 15 dez. 2019.

GONÇALVES, A. M. A produção científica sobre História da Educação em Goiás (1990-2014). In: FURTADO, A. C.; SÁ, E. F. de. História da Educação do Centro-Oeste: instituições educativas e fronteiras. Cuiabá: EdUFMT, 2015.

GONÇALVES, A. M.; BARROS, F. A expansão do ensino secundário em Goiás: entre ginásios e colégios (1942-1961). In: BRITO, S. H. A. de. O ensino secundário na Região Centro-Oeste: estados de Goiás e Mato Grosso (1942-1961). Campo Grande: 2021. p. 6-29. Relatório de pesquisa.

GROUX, D. L’Éducation comparée: approches actuelles et perspectives de développement. Revue Française de Pédagogie, Lyon, Institut National de Recherche Pédagogique, n. 121, oct./déc. 1997, p. 111-139. DOI: https://doi.org/10.3406/rfp.1997.1149.

IBGE. Anuário Estatístico do Brasil: 1939-1964. Rio de Janeiro: 1946-1964. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/biblioteca-catalogo?id=720&view=detalhes. Acesso em: 20 abr. 2019.

IBGE. Censo demográfico de 1960: Mato Grosso. Rio de Janeiro: [1960?].

IBGE. Enciclopédia dos municípios brasileiros. Rio de Janeiro: 1958. v. 35: Mato Grosso. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=227295. Acesso em: 20 jul. 2020.

IBGE. Recenceamento geral do Brasil: 1° de setembro de 1940. Rio de Janeiro: 1952. Parte 12: Mato Grosso.

IBGE. Censo Escolar da Educação Básica. Rio de Janeiro: 2020. Disponível em: https://ces.ibge.gov.br/apresentacao/portarias/200-comite-de-estatisticas-sociais/base-de-dados/1185-censo-escolar-educacao-basica.html#:~:text=Em%201996%20o%20Seec%20foi,encarregado%20pelos%20levantamentos%20estat%C3%ADsticos%20educacionais. Acesso em: 29 jul. 2020.

IBGE. Estatísticas do século XX. Rio de Janeiro: 2007. Disponível em: https://seculoxx.ibge.gov.br/publicacao. Acesso em: 30 jul. 2020.

MARQUES, I. V. O ensino secundário no sul do antigo Mato Grosso: o Colégio Estadual Presidente Vargas (1951-1974). 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2014.

MATO GROSSO. Mensagem apresentada pelo Governador do Estado, Dr. Fernando Corrêa da Costa, por ocasião da abertura da sessão legislativa de 1951. Cuiabá: Imprensa Oficial, 1951.

MATO GROSSO. Relatório apresentado ao Sr. Dr. Getúlio Vargas pelo Bel. Julio Strübing Müller, no período de 1941 a 1942. Cuiabá: Imp. Oficial, 1942.

MONTEIRO, H. C. V. O processo de institucionalização da Escola Normal Dom Aquino Corrêa de Três Lagoas no Sul de Mato Grosso (1952-1975). 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, 2018.

OLIVEIRA, B. C. de. A política de colonização em Mato Grosso (1937 – 1945). 1999. Dissertação (Mestrado em História) – Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Assis, 1999.

OLIVEIRA, S. S. de. Implantação e organização do curso ginasial no sul de Mato Grosso: expressões de um projeto de modernização (1917-1942). Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2014.

PAES, A. B. A escola primária rural em Mato Grosso no período republicano (1889-1942). 2011. Tese (doutorado) - Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2011. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/101545. Acesso em: 15 out. 2018.

QUEIROZ, P. R. C. Breve roteiro das transformações no campo sul-mato-grossense entre 1970 e 1985. Revista de Geografia 2 - AGB (Dourados), Campo Grande, n. 8, p. 33-40, 1998.

ROCHA, M. P. As Instituições Escolares no projeto de ocupação da fronteira do Brasil com o Paraguai: Território Federal de Ponta Porã (1943-1946). 2019. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2019. Disponível em: https://posgraduacao.ufms.br/portal/trabalho-arquivos/download/6633. Acesso em: 30 jun 2020.

SÁ, E. F. de ; CORREA, G. E. C. A expansão do ensino secundário no norte de Mato Grosso (1942-1961). In: CASTRO, C. A. (org.). Ensino Secundário no Brasil. São Luis do Maranhão: EDUFMA, 2019. p. 369-380.

SILVA, S. S. de O. A conservação de acervos e [ou] arquivos em instituições escolares de Mato Grosso do Sul: busca por uma herança educativa. Cadernos de História da Educação, v. 16, n. 3, p. 832–845, 2018. DOI: https://doi.org/10.14393/che-v16n3-2017-17.

SILVA, F. C. T. Estudo comparado: fundamentos teóricos e ferramentas de investigação. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 45, e193081, p. 1-20, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945193081.

SILVA, F. C. T. História Comparada da Educação: das aproximações à (de)composição do estudo comparado. In: PESSANHA, E. C; SILVA, F. C. T. (orgs.). Implantação e Expansão Regional do Ensino Secundário Brasileiro. v. 1. Campo Grande: Oeste, 2021. p. 57-69.

SOUZA E SILVA, C. M. C. de; FURTADO, A. C. O ensino secundário confessional em Mato Grosso. Campo Grande: 2021. In: PESSANHA, E. C. Ensino secundário no Brasil em perspectiva histórica e comparada (1942-1961). Dourados: 2020. n.p. Relatório de Pesquisa.