Edição científica e estímulo à pesquisa no campo da educação: o percurso do periódico Cadernos de História da Educação (2002-2021)
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Trata-se da análise dos primeiros vinte anos de publicação do periódico científico Cadernos de História da Educação, entre 2002 e 2021. Iniciativa de um conjunto de pesquisadores do Núcleo de Estudos e Pesquisas em História e Historiografia da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com sede no Estado de Minas Gerais, no Brasil. Neste artigo são apresentadas informações gerais sobre o periódico, elementos de sua situação atual, histórico básico, artigos e dossiês publicados, idiomas de publicação, países e combinação de países estudados, vinculações institucionais dos autores, épocas históricas abordadas. Ao final, estão apontados os principais progressos obtidos ao longo dos anos e os desafios para a continuidade e para o incremento da qualidade do periódico.
Downloads
Detalhes do artigo
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).
Referências
CARVALHO, C.H.; GATTI JR, D.; INÁCIO FILHO, G. ARAUJO, J.C.S.; GONÇALVES NETO, W. História da Educação no Brasil: pesquisa, organização institucional e estratégias de divulgação científica. Cadernos de História da Educação, v.10, n.2, p.45-67, 2011. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/14632. Acesso em 15 set. 2021.
GATTI JR, D. Cadernos de História da Educação (Brazil). In: HERNÁNDEZ HUERTA, J.L.; CAGNOLATI, A.; DIESTRO FERNÁNDEZ, A. (Orgs.). Connecting History of Education. Scientific Journals as International Tools for a Global World. Salamanca: Espanha. FahrenHouse, 2015, p.19-29. Disponível em: https://www.fahrenhouse.com/omp/index.php/fh/catalog/book/14. Acesso em 15 set. 2021.
GATTI JR, D. The role and current challenges of the Brazilian periodical 'Cadernos de História da Educação' in scientific publishing in the History of Education in the twenty-first century. History of Education & Children's Literature, v.10, n.1, p.29-37, 2015.