O ethos do trabalho nas páginas de periódicos educacionais brasileiros: trabalhos manuais como signo da modernização pedagógica (1906 – 1934)

Conteúdo do artigo principal

Marcus Aurelio Taborda de Oliveira

Resumo

O artigo discute a presença dos Trabalhos Manuais em duas revistas brasileiras: A Escola, publicada entre 1906 e 1921 no Estado do Paraná, e a Revista do Ensino, publicada a partir de 1925, no Estado de Minas Gerais, além de destacar o livro didático Trabalhos Manuais Escolares, de Manoel Penna, produzido em Minas Gerais, em 1934. Para além das preocupações com a formação de mão de obra para o trabalho fabril, a escola primária produziu nas primeiras décadas do século XX um conjunto de dispositivos curriculares para estimular a atividade do aluno, centrada na sua experiência. A relação entre educação escolar e trabalho pressupunha a mobilização dos sentidos para o desenvolvimento de sensibilidades apropriadas para um “novo mundo” que pretendia estimular a ação, o desenvolvimento da vontade e a capacidade de iniciativa como signos modernizadores da escola primária e da sociedade brasileira. Segundo a documentação mobilizada, tratava-se antes de fomentar o ethos do trabalho, mais do que visar qualquer tipo de preocupação com a formação de mão de obra, como bem demonstra o livro didático de Manoel Penna, a ser destacado ao longo do texto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Oliveira, M. A. T. de . (2019). O ethos do trabalho nas páginas de periódicos educacionais brasileiros: trabalhos manuais como signo da modernização pedagógica (1906 – 1934). Cadernos De História Da Educação, 18(2), 386–405. https://doi.org/10.14393/che-v18n2-2019-7
Seção
Dossiê: Escolarização, livros escolares e movimentos migratórios
Biografia do Autor

Marcus Aurelio Taborda de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil)

https://orcid.org/0000-0002-6079-9710
http://lattes.cnpq.br/0588758834590671
marcustaborda@ufmg.br

Referências

ALMEIDA GONZAGA, Albrigio. Finalidade do trabalho manual para mulheres. Minas Gerais: Revista do Ensino, nº 5, 1925, pp. 117-123.

ALMEIDA GONZAGA, Albrigio. Ensino profissional: o civismo e o trabalho manual. Minas Gerais: Revista do Ensino. nº 7, 1925, pp. 182-184.

ARAÚJO, Silvete Aparecida Crippa de. Professora Julia Wanderley: uma mulher-mito (1874-1918). Curitiba: Editora UFPR, 2013.

ARENDT, Hannah. Trabalho, obra, ação. Cadernos de Ética e Filosofia Política. São Paulo, 7, 2/2005, pp. 175-201.

ARENDT, Hannah. A condição humana. Rio de Janeiro: Forense, 2014.

BRAGHINI, Katya; MUNAKATA, Kazumi; TABORDA DE OLIVEIRA, Marcus Aurelio. Diálogos sobre a educação dos sentidos e das sensibilidades. Curitiba: Editora UFPR, 2016 (no prelo).

CARUSO, Marcelo. La biopolítica en las aulas: prácticas de conducción en las escuelas elementares del Reino de Baviera, Alemaña (1869-1919). Buenos Aires: Prometeo Libros, 2005. https://doi.org/10.1590/s0102-46982007000200017.

GOES, Carlos. Ensino primário profissional. Minas Gerais: Revista do Ensino, n. 1, 1925, p. 4-5.

LAFARGUE, Paul. O direito à preguiça e outros textos. São Paulo: Edições Mandacaru, 1990.

LEÃO, Ermelino de. Pedagogia. Curitiba: A Escola, n. 2, 1906, pp. 72-77.

LESSA, Gustavo. Orientação da escola ativa nos Estados Unidos. Minas Gerais: Revista do Ensino, n. 38, 1929, pp. 52-73.

MENDONÇA, Anna Amelia de Queiroz. Canto do trabalho. Minas Gerais: Revista do Ensino, nº 11, 1926, p. 52.

MOREAU, Alicia. A pedagogia e a escola. Curitiba. A Escola. n. 9-10, 1906, pp. 155-161.

PEREIRA, Ester. Curso de Pedagogia. Curitiba: A Escola, n. 7, 1906, pp. 122-126.

PETRICH, Julia Wanderley. Relatórios. Curitiba: A Escola, n. 1, 1906, pp. 17-25.

PINHEIRO, Tainã; MUNAKATA, Kazumi. Os trabalhos manuais na escola republicana. In: BRAGHINI, Katya; MUNAKATA, Kazumi; TABORDA DE OLIVEIRA, Marcus Aurelio (orgs). Diálogos sobre a educação dos sentidos e das sensibilidades. Curitiba: Editora UFPR, 2017.

PUCHTA, Diogo. A escolarização dos exercícios físicos e os manuais de Ginástica no processo de constituição da Educação Física como disciplina escolar (1882-1926). Programa de Pós-Graduação em Educação e Inclusão Social. UFMG, Belo Horizonte, 2015. https://doi.org/10.19177/prppge.v9e162015384-398.

RANGEL, José. O ensino profissional. Minas Gerais: Revista do Ensino, 1927, n. 23, pp. 523-524.

ROCHA, Marlos Bessa Mendes. Matrizes da modernidade republicana: cultura política e pensamento educacional no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2004. https://doi.org/10.1590/s1413-24782004000300016.

SANTOS, Lucio José dos. Educação utilitária. Minas Gerais: Revista do Ensino, nº 4, 1925, pp. 81-82.

SOUZA, Rosa Fátima de. Templos de civilização. São Paulo: Unesp, 1998.

SOUZA, Rosa Fátima de. Inovação educacional no século XIX: a construção do currículo da escola primária no Brasil. Caderno CEDES, Campinas, n. 52. 2000. https://doi.org/10.1590/s0101-32622000000200002.

SOUZA, Rosa Fatima de et al (orgs). Escola primária na Primeira República (1889-1930): subsídios para uma história comparada. Araraquara, SP: Junqueira & Marin, 2012.

TABORDA DE OLIVEIRA, Marcus Aurelio. Sentidos e sensibilidades: sua educação na história. Curitiba: Editora UFPR, 2012.

TABORDA DE OLIVEIRA, Marcus Aurelio. O lugar do intelectual no prelúdio da modernidade: experiência e tradição seletiva na obra de José Francisco da Rocha Pombo. In: VALLE, Ione, HANDAN, Juliana e DAROS, Maria das Dores (Orgs.). Moderno, modernidade e modernização: a educação nos projetos de Brasil - séculos XIX e XX (Vol. 2). Belo Horizonte: Mazza Edições, 2014. https://doi.org/10.5965/1984723815282014412.

TABORDA DE OLIVEIRA, Marcus Aurelio. Educação da vontade e renovação pedagógica nos contextos espanhol e brasileiro, nas décadas iniciais do século XX. Belo Horizonte: UFMG, 2017. (Texto inédito). https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240008.

THOMPSON, Edward. William Morris: de romântico a revolucionário. Valencia: Alfons el Magnanim, 1976.

THOMPSON, Edward. Costumes em comum. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. https://doi.org/10.1590/s0104-71831999000100015.