IMPRENSA DE EDUCAÇÃO E ENSINO: FONTE PRIVILEGIADA PARA UMA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO TRABALHADOR URBANO EM PORTUGAL NO COMEÇO DO SÉCULO XX
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Neste artigo, o autor apresenta suas primeiras formulações sobre modelos pedagógicos alternativos ao liberal que circularam em Portugal no início do século XX. Formulações elaboradas a partir de registros que encontrou na imprensa portuguesa de educação e ensino do período, tais como relatos de professores sobre suas práticas docentes. Dentre os sujeitos considerados, estão alguns dos principais representantes do movimento libertário em território português, como Adolfo Lima, César Porto e Emílio Costa, por exemplo, todos eles, professores da Escola Oficina N.º 1 de Lisboa.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
Barreira, L. C. (2008). IMPRENSA DE EDUCAÇÃO E ENSINO: FONTE PRIVILEGIADA PARA UMA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO TRABALHADOR URBANO EM PORTUGAL NO COMEÇO DO SÉCULO XX. Cadernos De História Da Educação, 5. Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/404
Edição
Seção
Dossiê I
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).