DURMEVAL TRIGUEIRO MENDES: IDÉIAS, PROPOSTAS E ATUAÇÃO

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Maria de Lourdes de Albuquerque Fávero

Resumo

O trabalho destaca alguns momentos-chave da atuação do educador, ao longo de sua trajetória pessoal e profissional, procurando apreender suas idéias e propostas sobre educação e universidade no país, durante os anos de 1956 a 1987. Com base em seus estudos serão examinadas as acepções referentes às categorias: totalidade, qualidade/quantidade, teoria e prática, relação ensino e pesquisa, sempre presentes em seus trabalhos, assinalando o questionamento da compartimentalização do real, quando analisa o sistema educacional brasileiro. Em sua extensa obra, verifica-se a reiteração de alguns temas que considerava relevantes, não para abordá-los de forma linear e repetitiva, mas em busca de um aprofundamento constante. Exame atento de algumas de suas concepções e propostas levam-me a ressaltar a pertinência de suas idéias e reflexões, destacando-se a concepção de universidade como parte de uma realidade concreta, voltada para a formação de especialistas e técnicos altamente qualificados e tendo como exigência integrar ensino-pesquisa; a questão da autonomia universitária; a relação entre saber e poder; a expansão e o acesso ao ensino superior; a relação educação geral e educação técnica e a função da pós-graduação, entre outras. Passadas quase três décadas, parece-me que as reflexões e propostas desse pensador/educador continuam válidas, oferecendo subsídios a novos estudos e pesquisas na área de educação, especialmente no que se refere à questão da universidade, no Brasil. Finalizando, assinalo que a marca profunda de Durmeval Trigueiro Mendes consistia no fato de viver a fundo suas convicções, o que se expressa na vitalidade de suas propostas e na coerência entre pensar e agir.

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Como Citar
Fávero, M. de L. de A. (2008). DURMEVAL TRIGUEIRO MENDES: IDÉIAS, PROPOSTAS E ATUAÇÃO. Cadernos De História Da Educação, 5. Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/400
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Artigos