Folhas amareladas e discursos de outro presente: um relato de pesquisa sobre o projeto desenvolvido no Centro de Memória da Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Conteúdo do artigo principal

Gustavo da Motta Silva
Guilherme Gonçalves Baptista
Carolina Torres Alves de Almeida Ramos
Sílvia Maria Agatti Lüdorf

Resumo

Trata-se de uma notícia sobre projeto de pesquisa e extensão desenvolvido em conjunto pelo Núcleo de Estudos Sociocorporais e Pedagógicos em Educação Física e Esportes (NESPEFE) e pelo Centro de Memória Inezil Penna Marinho (CEME) da Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEFD/UFRJ). Pretende-se, dessa forma, fornecer subsídios para que os visitantes e pesquisadores do CEME o percebam como um local de ensino, aprendizagem e de variadas narrativas.

Yellow sheets and discourses of another time: a report of the project developed by the "Centro de Memória da Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ"

Abstract The work aims to demonstrate a project developed by the Núcleo de Estudos Socicorporais e Pedagógicos em Educação Física e Esportes (NESPEFE) and the Centro de Memória Inezil Penna Marinho (CEME) located in the Escola de Educação Física e Desportos of the Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEFD/UFRJ). The main objective of the project is to provide possibilities of research and show to the visitors that the CEME is a place of teaching, learning and different narratives. Keywords: History of Physical Education; Teacher's formation; Escola de Educação Física e Desportos UFRJ.

Hojas amarillas y discursos de otro presente: un relato de investigación sobre el proyecto desarrollado en el Centro de Memoria de la Escuela de Educación Física y Deportes de la UFRJ

Resumen Se trata de una comunicación sobre el proyecto de investigación y extensión desarrollado en conjunto por el Núcleo de Estudios Sociocorporales y Pedagógicos en Educación Física y Deportes (NESPEFE) y por el Centro de Memoria Inezil Penna Marinho (CEME) de la Escuela de Educación Física y Deportes de la Universidad Federal de Rio de Janeiro (EEFD/UFRJ). Se pretende, de esa forma, ofrecer subsidios para que los visitantes e investigadores del CEME lo perciban como un lugar de enseñanza, aprendizaje y de variadas narrativas. Palabras-clave: Historia de la Educación Física; Formación de profesores; Escuela de Educación Física y Deportes UFRJ.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Silva, G. da M., Baptista, G. G., Ramos, C. T. A. de A., & Lüdorf, S. M. A. (2017). Folhas amareladas e discursos de outro presente: um relato de pesquisa sobre o projeto desenvolvido no Centro de Memória da Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Cadernos De História Da Educação, 16(2), 592–598. Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/39605
Seção
Notícias de Pesquisa
Biografia do Autor

Gustavo da Motta Silva, Pontifícia Universidade Católica-RJ

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica. Professor da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Membro do Núcleo de Estudos Sociocorporais e Pedagógicos em Educação Física e Esportes (UFRJ), do Programa de Estudos e Documentação Educação e Sociedade (UFRJ) e do Grupo de Pesquisa História da Profissão Docente (PUC-Rio). E-mail: gustavomotta1990@hotmail.com

Guilherme Gonçalves Baptista, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação pela Faculdade de Educação da UFRJ. Pesquisador do Núcleo de Estudos Sociocorporais e Pedagógicos em Educação Física e Esporte e do Sport: Laboratório de Estudos do Esporte e do Lazer (Instituto de História/UFRJ). E-mail: baptista_gui@hotmail.com

Carolina Torres Alves de Almeida Ramos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Historiadora do Centro de Memória Inezil Penna Marinho (CEME) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). E-mail: carol_taar@yahoo.com

Sílvia Maria Agatti Lüdorf, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEFD/UFRJ). Coordenadora do Núcleo de Estudos Sociocorporais e Pedagógicos em Educação Física e Esportes (NESPEFE