A Escola Normal de Ouro Preto - um percurso marcado por crises e reestruturações (1835-1852)

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José Rubens Lima Jardilino
Jumara Seraphim Pedruzzi

Resumo

Resumo

O presente artigo possui como finalidade entender, por meio de análise documental, o funcionamento da Escola Normal de Ouro Preto, do ato de sua criação em 1835, à suspensão de suas atividades pela segunda vez em 1852. O foco da análise será mais especificamente para seus momentos de crises e reestruturações. Pela análise dos dados concluiu-se que a instabilidade do instituto no recorte indicado se deu, principalmente, devido à ineficiência dos métodos de ensino adotados, a falta de docentes qualificados, e a alegada escassez de recursos financeiros governamentais destinados ao seu funcionamento. No entanto, não é possível deixar de considerar a pertinência da Escola Normal de Ouro Preto como uma das primeiras tentativas efetivas de se construir uma formação específica para o docente primário em Minas Gerais. 

Palavras-chave: Escola Normal de Ouro Preto; Formação Docente; Minas Gerais; Século XIX.

Abstract

 

This article has as purpose to understand, through bibliographic and documental analysis, the operation of Ouro Preto's Normal School since it's creation in 1835, until his suspension for the second time, in 1852, noting specifically for your moments of crisis and restructuring. For analyzing the data it is concluded that the instability of the institute in the indicated cutting was mainly due, to the inefficiency of the adopted teaching methods, the lack of qualified teachers, and the alleged shortage of government funds for the operation. However, you can't fail to consider the relevance of Ouro Preto's Normal School as one of the first attempts to build effective specific training for primary teachers in Minas Gerais.

 

Keywords: Ouro Preto's Normal School; Teacher Training in Minas Gerais; Century XIX.

Resumen

 

El presente artículo tiene como finalidad entender, por medio del análisis documental, el funcionamiento de la Escuela Normal de Ouro Preto, del acto de su creación en 1835, a la suspensión de sus actividades por la segunda vez en 1852. El foco del análisis será más específicamente para sus momentos de crisis y reestructuraciones. Por el análisis de los datos se concluye que la inestabilidad del instituto en el recorte indicado se dio, principalmente, debido a la ineficiencia de recursos financieros gubernamentales destinados a su funcionamiento. No en tanto, no es posible dejar de considerar la pertinencia de la Escuela Normar de Ouro Preto como una de las primeras tentativas efectivas de construirse una formación específica para el docente primario en Minas Gerais.

 

Palabras-Clave: Escuela Normal de Ouro Preto; Formación Docente en Minas Gerais; Siglo XIX.

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Como Citar
Jardilino, J. R. L., & Pedruzzi, J. S. (2016). A Escola Normal de Ouro Preto - um percurso marcado por crises e reestruturações (1835-1852). Cadernos De História Da Educação, 15(2), 679–699. Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/36088
Seção
Artigos
Biografia do Autor

José Rubens Lima Jardilino, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com estágios de pós-doutorado em História da Educação realizados na Université Laval (Canadá) e na Universidad Pedagógica y Tecnológica da Colombia (Colômbia). Professor Adjunto do Departamento de Educação e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto, em Minas Gerais. E-mail: jrjardilino@gmail.com

Jumara Seraphim Pedruzzi, Universidade Federal de Ouro Preto

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto. Integra o Grupo de Pesquisa Formação e Profissão Docente. E-mail: jumarapedruzzi@yahoo.com.br