Fantasias da igualdade: uniformes escolares e democratização no Brasil

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Katiene Nogueira da Silva
Denice Barbara Catani

Resumo

Resumo
O artigo examina as diferentes configurações das práticas de uso dos uniformes escolares no período de 1948 a 1971, no caso brasileiro. Despertando os mais diversos sentimentos, pretendendo "apagar as diferenças" sócio-econômicas evidenciadas pelas roupas e tentando tornar "todos iguais" mediante a obrigatoriedade de um único tipo de vestuário, os uniformes escolares foram motivo de orgulho, de intimidação ou sinal de distinção. No período demarcado, artigos publicados em periódicos educacionais evidenciavam as dificuldades que as famílias mais pobres enfrentavam para conseguir manter os filhos na escola devido às exigências materiais que eram feitas, entre elas, a própria obrigatoriedade dos uniformes. No final dos anos de 1950, a São Paulo Alpargatas S. A. começou a produzir calçados de material sintético, que eram vendidos a preços inferiores aos convencionais sapatos de couro. Afirmava-se que a iniciativa resolveria o "problema" daqueles dias de "vida cara" uniformizando os "pés da classe".
Palavras-chave: uniformes escolares - democratização do ensino - práticas escolares - periódicos educacionais - cultura escolar

Fantasies of equality: school uniforms and democratization in Brazil

Abstract
The article examines the different configurations of the school uniforms use practices in the period 1948-1971, in Brazil. Awakening the most diverse sentiments, intending to "clear differences" socio-economic evidenced by the clothes and trying to make "all the same" by the requirement of a single type of clothing, school uniforms were a source of pride, of intimidation or sign of distinction. In marked period, articles published in educational journals evidenced the difficulties that the poorest families faced to be able to keep their children in school due to the demands materials that were made, among them, the very requirement of uniforms. In late 1950, the São Paulo Alpargatas S. A. began producing footwear made of synthetic material, which were sold at prices lower than conventional leather shoes. It stated that the initiative would solve the "problem" of those days of "high cost of living" standardizing "feet of the class."
Keywords: school uniforms - democratization of education - school practices - educational periodicals - school culture


Disfraces de igualdad: uniformes escolares y democratización en Brasil

Resumen
El artículo examina las diferentes configuraciones de las prácticas de uso de los uniformes escolares en el periodo de 1948 a 1971, en el caso brasilero. Despertando los más diversos sentimientos, pretendiendo "borrar las diferencia" socio-económicas evidenciadas por las ropas e intentando tornar a "todos iguales" mediante la obligatoriedad de un único tipo de estuario, los uniformes escolares fueron motivo de orgullo, de intimidación o señal de distinción. En el periodo demarcado, artículos publicados en periódicos educativos evidenciaban las dificultades que las familias más pobres enfrentaban para conseguir mantener a los hijos en la escuela debido a las exigencias materiales que eran hechas, entre ellas, la propia obligatoriedad de los uniformes. En el final de los años de 1950, la São Paulo Alpargatas S. A. comenzó a producir calzados de material sintético, que eran vendidos a precios inferiores a los convencionales zapatos de cuero. Se afirma que la iniciativa resolvería el "problema" de aquellos días de "vida cara" uniformizando los "pies de la clase".
Palabras-Clave: uniformes escolares- democratización de la enseñanza- prácticas escolares- periódicos educativos- cultura escolar.

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Como Citar
Silva, K. N. da, & Catani, D. B. (2016). Fantasias da igualdade: uniformes escolares e democratização no Brasil. Cadernos De História Da Educação, 15(2), 700–722. Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/35554
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Katiene Nogueira da Silva, FEUSP

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Feusp), com período sanduíche no Institut National de Recherche Pédagogique, em Paris, França, e estágio de pós-doutorado realizado na Feusp. Professora do Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada da FEUSP. E-mail: katiene_ns@hotmail.com

Denice Barbara Catani, Universidade de São Paulo

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Professora Livre-Docente e Titular aposentada da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Professora Sênior do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma instituição. Pesquisadora na área de História da Educação e Formação de Professores. Bolsista de Produtividade em Pesquisa pelo CNPq. E-mail: dbcat@usp.br