UMA REFLEXÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA PARA A PRODUÇÃO HISTORIOGRÁFICA DA GEOGRAFIA ESCOLAR OITOCENTISTA

Conteúdo do artigo principal

Márcio Ferreira Nery Corrêa

Resumo

O presente artigo consiste em estabelecer uma breve reflexão teórico-metodológica acerca da História do Ensino da Geografia, enfatizando a importância da História da Geografia Escolar na própria elucidação do processo de formação territorial do Brasil durante a construção do Estado Imperial Brasileiro. Consiste também em demonstrar a notável importância do Acervo do Núcleo de Documentação e Memória do Colégio Pedro II (NUDOM/CPII) para esse tipo de produção historiográfica feita por não historiadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Corrêa, M. F. N. (2015). UMA REFLEXÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA PARA A PRODUÇÃO HISTORIOGRÁFICA DA GEOGRAFIA ESCOLAR OITOCENTISTA. Cadernos De História Da Educação, 14(1). https://doi.org/10.14393/che-v14n1-2015-7
Seção
Dossiê: Colégio Pedro II - lugar de memória da educação brasileira.