O DISCURSO DE LOURENÇO FILHO EM DEFESA DA PEDAGOGIA DO ESTADO NOVO

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Tatiane da Silva
Marcus Vinicius da Cunha

Resumo

Este trabalho tem por objetivo contribuir com a investigação relativa à continuidade ou descontinuidade da Escola Nova entre os anos de 1937 e 1945 no Brasil. Para isso, são utilizados os recursos da análise retórica fundamentada em Perelman e Olbrechts-Tyteca para examinar o discurso de três autores considerados os mentores da Pedagogia do Estado Novo. O livro Tendências da educação brasileira de Lourenço Filho é analisado em maior detalhe, sendo destacadas as estratégias argumentativas empregadas pelo autor para dialogar tanto com os liberais quanto com os católicos.

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Como Citar
da Silva, T., & Cunha, M. V. da. (2014). O DISCURSO DE LOURENÇO FILHO EM DEFESA DA PEDAGOGIA DO ESTADO NOVO. Cadernos De História Da Educação, 12(2). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/25035
Seção
Artigos