A ESCOLA PRIMÃRIA AO SERVIÇO DO ESTADO NOVO EM PORTUGAL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo pretende analisar a mudança política operada com a instauração do regime ditatorial de 28 de Maio de 1926, que perduraria meio século. O efeito desta mudança política cedo se fez sentir no ensino e em especial no ensino primário. Reduz-se a escolaridade obrigatória, proíbe-se a coeducação, extinguem-se as associações de professores, afastam-se os professores que não são da confiança do regime, encerram-se as escolas normais, estabelecem-se códigos de conduta, impõem-se juramentos aos professores, institui-se o livro único, controlam-se as bibliotecas, criam-se os postos de ensino, inventa-se a classe de regentes escolares, a criação dos delegados escolares etc. Ao mesmo tempo que se retrocedia a passos largos na via da democratização do ensino iniciada na 1.ª República, instituía-se uma apertada rede de controlo ideológico e a difusão dos novos valores autoritários, quer através dos programas e livros de leitura, quer do próprio sistema instituído.
Detalhes do artigo
Edição
Seção
Artigos
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).
Como Citar
Almeida, A. de J. (2011). A ESCOLA PRIMÃRIA AO SERVIÇO DO ESTADO NOVO EM PORTUGAL. Cadernos De História Da Educação, 10(1). https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/13143