TECNOLOGIAS DA GEOINFORMAÇÃO E MAPEAMENTO PARTICIPATIVO APLICADOS NO PLANEJAMENTO DE USO DO TERRITÓRIO TRADICIONAL – SUDESTE DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG249465769Palabras clave:
Povos e Comunidades Tradicionais, Gestão territorial, Cartografia SocialResumen
A gestão do território tradicional é um procedimento essencial para a sobrevivência dos Povos e Comunidades Tradicionais (grupos culturalmente diferenciados). A Cartografia, por meio das tecnologias da geoinformação e mapeamento participativo, é acionada constantemente por esses grupos no enfrentamento às adversidades relacionadas à regularização e gestão territorial. Pouco se explorou ainda acerca da utilização da Cartografia como instrumento de planejamento de uso do território, que é uma das principais etapas da gestão territorial. O trabalho analisou o potencial dos mapas participativos e tecnologias da geoinformação nos processos de planejamento de uso e reapropriação adequada de territórios tradicionais. Utilizou-se as experiências vivenciadas no Território Geraizeiro Veredas Vivas, em Rio Pardo de Minas - MG. O mapa participativo confeccionado para planejar o uso do solo nesse território garantiu um ordenamento territorial coerente com o modo de vida local e revelou particularidades relacionadas à produção sustentável e conservação ambiental. O mapeamento de invasões auxiliou no monitoramento dos usos e ocupações irregulares e no diagnóstico das habilidades dos moradores locais quanto a utilização das tecnologias da geoinformação. Sugere-se a implementação de capacitações em tecnologias da geoinformação para que esses indivíduos tenham maior autonomia e continuidade nos processos de mapeamento voltado para a gestão territorial.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Matheus Vinicius Ferreira, Marcos Esdras Leite, Carlos Alberto Dayrell

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.




