TECNOLOGIAS DA GEOINFORMAÇÃO E MAPEAMENTO PARTICIPATIVO APLICADOS NO PLANEJAMENTO DE USO DO TERRITÓRIO TRADICIONAL – SUDESTE DO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG249465769

Palavras-chave:

Povos e Comunidades Tradicionais, Gestão territorial, Cartografia Social

Resumo

A gestão do território tradicional é um procedimento essencial para a sobrevivência dos Povos e Comunidades Tradicionais (grupos culturalmente diferenciados). A Cartografia, por meio das tecnologias da geoinformação e mapeamento participativo, é acionada constantemente por esses grupos no enfrentamento às adversidades relacionadas à regularização e gestão territorial. Pouco se explorou ainda acerca da utilização da Cartografia como instrumento de planejamento de uso do território, que é uma das principais etapas da gestão territorial. O trabalho analisou o potencial dos mapas participativos e tecnologias da geoinformação nos processos de planejamento de uso e reapropriação adequada de territórios tradicionais. Utilizou-se as experiências vivenciadas no Território Geraizeiro Veredas Vivas, em Rio Pardo de Minas - MG. O mapa participativo confeccionado para planejar o uso do solo nesse território garantiu um ordenamento territorial coerente com o modo de vida local e revelou particularidades relacionadas à produção sustentável e conservação ambiental. O mapeamento de invasões auxiliou no monitoramento dos usos e ocupações irregulares e no diagnóstico das habilidades dos moradores locais quanto a utilização das tecnologias da geoinformação. Sugere-se a implementação de capacitações em tecnologias da geoinformação para que esses indivíduos tenham maior autonomia e continuidade nos processos de mapeamento voltado para a gestão territorial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Matheus Vinicius Ferreira, Universidade Estadual de Montes Claros

Graduado em Geografia pela UNIMONTES (2019). Mestre em Geografia pelo PPGEO - UNIMONTES (2022).

Marcos Esdras Leite, Universidade Estadual de Montes Claros

Professor do Departamento de Geociências Universidade Estadual de Montes Claros-UNIMONTES. Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia/ UNIMONTES e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social/ UNIMONTES. Graduado em Geografia/Unimontes. Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU.

Carlos Alberto Dayrell, Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas

Doutor em Desenvolvimento Social pelo Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Social da UNIMONTES. Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1980) e mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável pela Universidade Internacional de Andalucia (1999). Atua como colaborador em pesquisas junto ao Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas - CAA/NM

Downloads

Publicado

01-08-2023

Como Citar

FERREIRA, M. V.; LEITE, M. E.; DAYRELL, C. A. TECNOLOGIAS DA GEOINFORMAÇÃO E MAPEAMENTO PARTICIPATIVO APLICADOS NO PLANEJAMENTO DE USO DO TERRITÓRIO TRADICIONAL – SUDESTE DO BRASIL. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 24, n. 94, p. 50–66, 2023. DOI: 10.14393/RCG249465769. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/65769. Acesso em: 30 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos