CONSUMO, CRÉDITO E COTIDIANO: PAGAMENTOS INSTANTÂNEOS (PIX) E POR APROXIMAÇÃO E NOVAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA RENDA NO BRASIL

Autores

  • Flaviane Ramos dos Santos Instituto Federal do Paraná|Universidade Estadual Paulista
  • Felipe César Augusto Silgueiro dos Santos Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG249365642

Palavras-chave:

Crédito, Consumo, Pagamento por aproximação, PIX, Cotidiano

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir a relação entre consumo, crédito e cotidiano no Brasil demonstrando que, a partir da expansão do crédito e ampliação do consumo de uma parcela significativa da população, sobretudo a de menor poder aquisitivo, verificamos que houve, em certa medida: a) alterações nas práticas de consumo como, por exemplo, a compra de bens cujo valor à vista não caberia no orçamento familiar, porém por meio do crédito parcelado passa a ser possível; b) surgimento de novas práticas de gestão da renda, mediante o uso de vários cartões, do empréstimo de cartões de terceiros, parcelamento das compras e uso do crédito rotativo; c) aumento do uso de novas formas de pagamento mediadas pela tecnologia, como o cartão por aproximação e o PIX. Tal análise tem por princípio fomentar o debate referente à expansão dessa modalidade de compras amplamente utilizada, demonstrando como o dinheiro de plástico tem pautado o cotidiano das famílias brasileiras, principalmente alterando sua dinâmica de consumo. Entretanto, o aumento do consumo à crédito aliado à má gestão da renda significa um comprometimento de boa parte do rendimento mensal, o que, em muitos casos, leva ao endividamento e à inadimplência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flaviane Ramos dos Santos, Instituto Federal do Paraná|Universidade Estadual Paulista

Licenciada, Bacharel e Doutora em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Campus Presidente Prudente (SP).

Felipe César Augusto Silgueiro dos Santos, Universidade Estadual Paulista

Doutorando em Geografia na Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Campus Presidente Prudente.

Downloads

Publicado

12-06-2023

Como Citar

SANTOS, F. R. dos; SANTOS, F. C. A. S. dos. CONSUMO, CRÉDITO E COTIDIANO: PAGAMENTOS INSTANTÂNEOS (PIX) E POR APROXIMAÇÃO E NOVAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA RENDA NO BRASIL. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 24, n. 93, p. 18–35, 2023. DOI: 10.14393/RCG249365642. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/65642. Acesso em: 20 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos