PCH AUTÓDROMO (RS): UM ESTUDO SOBRE A UMIDADE RELATIVA DO AR NO ENTORNO DE SEU RESERVATÓRIO HÍDRICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG238964228

Palavras-chave:

Microclima, Testes estatísticos, Guaporé, Lagos artificiais

Resumo

Pesquisas sobre a influência de reservatórios hídricos no clima local remontam o início do século XX. O objetivo deste trabalho consistiu em avaliar as condições de Umidade Relativa do Ar no entorno da PCH Autódromo, no município de Guaporé-RS, após a formação de seu reservatório. Foram utilizados dados de reanálise do ERA-5, bem como dados de pluviosidade da Estação Meteorológica de Guaporé, fornecidos pela ANA. Técnicas estatísticas (Corr. Pearson, EMA, EMR, REQM) foram usadas para avaliar e validar os dados de reanálise. Testes de homogeneidade (Teste t de Student) foram aplicados nos dados organizados em dois períodos: pré-enchimento (2004-2011) e pós-enchimento (2012-2019). Estimativas de umidade relativa do ar foram obtidas correlacionando o Índice Hídrico (IH) com a Normal Climatológica de Umidade Relativa para Guaporé. Os resultados demonstraram que o reservatório da PCH Autódromo pouco, ou nada, influenciou na dinâmica das variáveis analisadas. Houve aumento de 4,4% na umidade relativa do ar nos meses de março e redução significativa da pluviosidade nos meses de novembro após a formação do reservatório. Sendo assim, acredita-se que as mudanças na climatologia observadas no entorno do reservatório estejam associadas à dinâmica atmosférica em macroescala, e não como consequência da formação do reservatório

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fabio de Oliveira Sanches, Universidade Federal de Juiz de Fora

    Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
    Professor de Climatologia do Dep. de Geociências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

  • Vinícius Machado Rocha, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

    Doutor (2016) e Mestre (2010) em Clima e Ambiente pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), em Manaus-AM. Bacharel (2007) e Licenciado (2006) em Geografia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Viçosa-MG. Docente no Programa de Pós-graduação em Engenharia Agrícola (PPGEA) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Cruz das Almas, BA, Brasil.

  • Cássia de Castro Martins Ferreira, Universidade Federal de Juiz de Fora

    Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1991), mestrado em Agronomia (Meteorologia Aplicada) pela Universidade Federal de Viçosa (1996) e doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (2002). Docente no Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEO) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e no Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEO) da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Juiz de Fora, MG, Brasil.

  • Thiago Alves de Oliveira, Universidade de São Paulo

    Doutorando no Programa de Pós-graduação em Geografia (Geografia Física) na Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil

  • Matheus da Silva Frauches, Universidade Federal de Juiz de Fora

    Mestrando no Programa de Pós-graduação em Ambiente Construído (PROAC) na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, MG, Brasil.

  • Alice Tavares Vieira, Universidade Federal de Juiz de Fora

    Graduada em Geografia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, MG, Brasil.

  • Gabriel Soalheiro Junior, Quebec Engenharia S/A

    Especialista em Gestão e Manejo Ambiental em Sistemas Florestais pela Universidade Federal e Lavras (UFLA). Gerente de Desenvolvimento da Quebec Engenharia S/A, Belo Horizonte, MG, Brasil.

Downloads

Publicado

10-10-2022

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SANCHES, Fabio de Oliveira; ROCHA, Vinícius Machado; FERREIRA, Cássia de Castro Martins; OLIVEIRA, Thiago Alves de; FRAUCHES, Matheus da Silva; VIEIRA, Alice Tavares; SOALHEIRO JUNIOR, Gabriel. PCH AUTÓDROMO (RS): UM ESTUDO SOBRE A UMIDADE RELATIVA DO AR NO ENTORNO DE SEU RESERVATÓRIO HÍDRICO. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 23, n. 89, p. 424–439, 2022. DOI: 10.14393/RCG238964228. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/64228. Acesso em: 18 mar. 2025.