VARIAÇÕES CLIMÁTICAS E ADOÇÕES DE MEDIDAS PÚBLICAS NA DISSEMINAÇÃO DO NOVO CORONAVÍRUS NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG249263336Palavras-chave:
Saúde pública, Ações governamentais, Parâmetros meteorológicos, SARS-CoV-2Resumo
Diversos estudos foram desenvolvidos para identificar a relação entre variáveis meteorológicas e a disseminação do vírus SARS-CoV-2. Embora existam pesquisas que investiguem tal relação no Brasil, o período de análise foi curto e a influência de decisões políticas sobre o número de registros não foi considerada. Pelo exposto, este estudo investigou a correlação dos parâmetros meteorológicos com a disseminação da COVID-19, bem como o impacto das ações governamentais para conter o avanço da doença. Foram escolhidas como áreas de estudo 4 cidades brasileiras com diferentes tipos climáticos - Manaus, Brasília, São Paulo e Porto Alegre. Os resultados não identificaram uma forte relação entre a disseminação da COVID-19 no Brasil com a variação meteorológica da temperatura, da umidade relativa do ar, do vento e da chuva. Entende-se, que as ações governamentais que estimulem o distanciamento social e a vacinação em massa devam ser empregadas como políticas públicas prioritárias para reduzir a transmissibilidade do novo coronavírus no Brasil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ananda Santa Rosa de Andrade , Rafael Rodrigues da Franca, Thiago Almeida de Lima, Ana Júlia Tomasini , Ercilia Torres Steinke, Ruth Elias de Paula Laranja
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.