VULNERABILIDADE NATURAL E AMBIENTAL DA PAISAGEM DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SEPOTUBA, MATO GROSSO - BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG249162460Palavras-chave:
Conservação ambiental, Geotecnologias, Paisagem, Usos da terra, VegetaçãoResumo
A vulnerabilidade natural identifica o maior ou menor estágio de estabilidade ou instabilidade dos elementos abióticos e bióticos da paisagem, enquanto a vulnerabilidade ambiental refere-se à maior ou menor susceptibilidade de um ambiente a um impacto potencial provocado pelo uso. O objetivo deste trabalho é avaliar a vulnerabilidade natural e ambiental na bacia hidrográfica do rio Sepotuba, visando a geração de subsídios para o planejamento. Por meio das geotecnologias foi efetuada a elaboração de mapas temáticos e quantificação dos atributos da paisagem. Para obtenção da vulnerabilidade natural da bacia de estudo foram combinados os mapas de geologia, geomorfologia, pedologia e declividade em Sistema de Informação Geográfica. Enquanto para a vulnerabilidade ambiental acrescentou-se a combinação o mapa de cobertura vegetal e uso da terra. Verificou-se na bacia predomina na vulnerabilidade natural a classe média (42,69%), logo, a magnitude das pressões antrópicas influencia no grau de vulnerabilidade, tornando os ambientes mais ou menos susceptíveis à degradação ambiental. Quanto a vulnerabilidade ambiental predomina a classe alta (47,87%), decorrente das alterações na paisagem, como a supressão vegetal para o desenvolvimento da agropecuária. Concluiu-se que as atividades antrópicas tornaram os ambientes vulneráveis na Bacia hidrográfica do rio Sepotuba, embora muitos destes sejam prioritários à conservação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Alessandra Rodrigues Gamero, Sandra Mara Alves da Silva Neves, Edineia Aparecida dos Santos Galvanin, Alfredo Zenén Domínguez González, Gustavo Roberto dos Santos Leandro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.