ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA DE VIÉS PÓS-ESTRUTURALISTA – AS CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS E ARTES NO PORTAL SCIELO (DE 2016 A 2020): UMA PROPOSTA DE PROCESSO
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG249162347Palavras-chave:
Pós-Estruturalismo, Análise de Conteúdo, Análise de Dados, Metodologia, GeografiaResumo
Este artigo apresenta uma proposta de processo analítico para pesquisas de revisão bibliográfica com foco na compreensão de marcos temáticos e de fundamentação teórica. Especificamente foi analisado determinado eixo epistêmico, a saber, o pós-estruturalismo, buscando-se identificar quantidades, fluxos e recorrências das balizas de fundamentação conceituais e temáticas estudadas, com desdobramentos para uma análise do modo como esse retrato se reflete no recorte temático específico (Geografia). Para isso, empreendeu-se um percurso analítico composto pelo arranjo metodológico embasado em Análise de Conteúdo, Análise de Agrupamento de Dados (Cluster Analysis) e na Teoria Fundamentada em Dados (Grounded Theory). A partir desse processo a pesquisa apresenta um fluxograma de procedimentos (modelo de processo analítico), uma série de dados configurados em gráficos (de barras, “caixa-bigode”, histograma e explosão solar), quadros, nuvem de palavras, ficha analítica (modelo de processo analítico), Diagrama de Sankey e mindmap (modelo de processo analítico). A pesquisa foi concluída com a elaboração de problematizações e/ou proposições, no intuito de criar um horizonte de possibilidades para novas pesquisas, com a expectativa de que essa proposta, dado o seu caráter aberto e processual, seja não somente utilizada em outros estudos, mas, sobretudo, aprimorada e continuada.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Antonio Carlos Queiroz Filho, Dara Nogueira Formigoni, Janaina do Carmo Barcelos Martini, Rafael Fafá Borges
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.