ARTE, PROTESTO E SOCIABILIZAÇÃO NA PRAÇA: REVELANDO PRÁTICAS DO POETRY SLAM NO ESPAÇO PÚBLICO CURITIBANO
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG238859556Palabras clave:
Slam, Espaço urbano, Grounded Theory, DemocraciaResumen
O artigo busca desvelar a contribuição da Grounded Theory (Teoria Fundamentada) em dados de abordagem construtivista para a compreensão do fenômeno do poetry slam – campeonato de poesias faladas – que ocorria no espaço público de Curitiba (PR). Para isso, apresenta-se uma descrição local-internacional da organização dos poetry slams, sendo o Slam Contrataque e a Praça Garibaldi um dos palcos da disputa de poesias da capital paranaense. Foi por meio da observação e coleta de dados sobre o evento que se desvelou algumas das práticas dos slams de poesia da cidade. Deste modo, desenha-se uma progressiva análise espacial, que descreve a configuração dos poetry slams com foco no lugar, mostrando as possíveis contribuições da rara utilização das metodologias científicas da Teoria Fundamentada em dados nas pesquisas geográficas. Como resultado, chega-se à emergência de discussões latentes da sociedade urbana e contemporânea – como feminismo, racismo, violência, entre outras – tanto presente nas poesias declamadas nos slams, quanto na potência que o evento carrega aos espaços públicos ao serem ocupados pela presença diversificada de pessoas, vozes e versos. Em uma mistura de arte, protesto e sociabilização, emergem territorialidades, lugares de convivência e a democratização dos espaços em questão.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Gabriela Bortolozzo, Alessandro Filla Rosaneli

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.




