ARTE, PROTESTO E SOCIABILIZAÇÃO NA PRAÇA: REVELANDO PRÁTICAS DO POETRY SLAM NO ESPAÇO PÚBLICO CURITIBANO
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG238859556Palavras-chave:
Slam, Espaço urbano, Grounded Theory, DemocraciaResumo
O artigo busca desvelar a contribuição da Grounded Theory (Teoria Fundamentada) em dados de abordagem construtivista para a compreensão do fenômeno do poetry slam – campeonato de poesias faladas – que ocorria no espaço público de Curitiba (PR). Para isso, apresenta-se uma descrição local-internacional da organização dos poetry slams, sendo o Slam Contrataque e a Praça Garibaldi um dos palcos da disputa de poesias da capital paranaense. Foi por meio da observação e coleta de dados sobre o evento que se desvelou algumas das práticas dos slams de poesia da cidade. Deste modo, desenha-se uma progressiva análise espacial, que descreve a configuração dos poetry slams com foco no lugar, mostrando as possíveis contribuições da rara utilização das metodologias científicas da Teoria Fundamentada em dados nas pesquisas geográficas. Como resultado, chega-se à emergência de discussões latentes da sociedade urbana e contemporânea – como feminismo, racismo, violência, entre outras – tanto presente nas poesias declamadas nos slams, quanto na potência que o evento carrega aos espaços públicos ao serem ocupados pela presença diversificada de pessoas, vozes e versos. Em uma mistura de arte, protesto e sociabilização, emergem territorialidades, lugares de convivência e a democratização dos espaços em questão.
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Copyright (c) 2022 Gabriela Bortolozzo, Alessandro Filla Rosaneli
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