UMA EXPERIÊNCIA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE GEOGRAFIA/UFPI: USO DE JOGOS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Autores

  • Erick Moreira de Carvalho Rodrigues Universidade Federal do Piauí
  • Mugiany Oliveira Brito Portela Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG238557960

Palavras-chave:

Residência pedagógica, Geografia, Aprendizagem significativa, Jogos

Resumo

Este artigo é fruto de uma sequência didática realizada no âmbito da Residência Pedagógica de Geografia/UFPI. Tem por objetivo analisar como os jogos podem ser utilizados como um recurso didático no ensino de Geografia, em especial o jogo do bingo, e na promoção de uma aprendizagem significativa. Para a realização deste artigo foi feito um levantamento bibliográfico sobre o uso de jogos em sala de aula e a sua relação com a teoria da aprendizagem significativa. Também foram registrados alguns aspectos sobre a experiência realizada em uma turma de ensino médio, em que foi necessária a ministração de aulas sobre os conflitos internacionais e geopolíticos no mundo, e na sequência a utilização do jogo do bingo, que fez uso dos temas abordados em aulas expositivo-dialogadas. Os resultados das aulas, elaboração do jogo e da sua aplicação foram de uma aprendizagem recíproca (para nós residentes e alunos da escola, preceptora e professora orientadora) e significativa, haja vista que proporcionou uma aprendizagem baseada no conhecimento prévio, em que ocorreu a ancoragem de novos conhecimentos e a revisão dos assuntos já trabalhados em sala de aula.

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Publicado

04-02-2022

Como Citar

RODRIGUES, . E. M. de C. .; PORTELA, . M. O. B. . UMA EXPERIÊNCIA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE GEOGRAFIA/UFPI: USO DE JOGOS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 23, n. 85, p. 283–292, 2022. DOI: 10.14393/RCG238557960. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/57960. Acesso em: 19 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos