UMA EXPERIÊNCIA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE GEOGRAFIA/UFPI: USO DE JOGOS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG238557960Palavras-chave:
Residência pedagógica, Geografia, Aprendizagem significativa, JogosResumo
Este artigo é fruto de uma sequência didática realizada no âmbito da Residência Pedagógica de Geografia/UFPI. Tem por objetivo analisar como os jogos podem ser utilizados como um recurso didático no ensino de Geografia, em especial o jogo do bingo, e na promoção de uma aprendizagem significativa. Para a realização deste artigo foi feito um levantamento bibliográfico sobre o uso de jogos em sala de aula e a sua relação com a teoria da aprendizagem significativa. Também foram registrados alguns aspectos sobre a experiência realizada em uma turma de ensino médio, em que foi necessária a ministração de aulas sobre os conflitos internacionais e geopolíticos no mundo, e na sequência a utilização do jogo do bingo, que fez uso dos temas abordados em aulas expositivo-dialogadas. Os resultados das aulas, elaboração do jogo e da sua aplicação foram de uma aprendizagem recíproca (para nós residentes e alunos da escola, preceptora e professora orientadora) e significativa, haja vista que proporcionou uma aprendizagem baseada no conhecimento prévio, em que ocorreu a ancoragem de novos conhecimentos e a revisão dos assuntos já trabalhados em sala de aula.
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