UMA EXPERIÊNCIA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE GEOGRAFIA/UFPI: USO DE JOGOS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG238557960Palavras-chave:
Residência pedagógica, Geografia, Aprendizagem significativa, JogosResumo
Este artigo é fruto de uma sequência didática realizada no âmbito da Residência Pedagógica de Geografia/UFPI. Tem por objetivo analisar como os jogos podem ser utilizados como um recurso didático no ensino de Geografia, em especial o jogo do bingo, e na promoção de uma aprendizagem significativa. Para a realização deste artigo foi feito um levantamento bibliográfico sobre o uso de jogos em sala de aula e a sua relação com a teoria da aprendizagem significativa. Também foram registrados alguns aspectos sobre a experiência realizada em uma turma de ensino médio, em que foi necessária a ministração de aulas sobre os conflitos internacionais e geopolíticos no mundo, e na sequência a utilização do jogo do bingo, que fez uso dos temas abordados em aulas expositivo-dialogadas. Os resultados das aulas, elaboração do jogo e da sua aplicação foram de uma aprendizagem recíproca (para nós residentes e alunos da escola, preceptora e professora orientadora) e significativa, haja vista que proporcionou uma aprendizagem baseada no conhecimento prévio, em que ocorreu a ancoragem de novos conhecimentos e a revisão dos assuntos já trabalhados em sala de aula.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Erick Moreira de Carvalho Rodrigues, Mugiany Oliveira Brito Portela
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.