A FUNÇÃO GEOESTRATÉGICA DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS PARA OS PAÍSES PLATINOS
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG238557820Palavras-chave:
Águas Subterrâneas, Bacia do Prata, Aquíferos , EstratégicosResumo
A Bacia Platina é das mais extensas do mundo, composta por três grandes sistemas hídricos: rios Paraná, Paraguai e Uruguai, que formam o Rio da Prata (estuário), e abriga um dos mais estratégicos aquíferos, o Sistema Aquífero Integrado Guarani/Serra Geral (SAIG/SG). Por meio de pesquisa bibliográfica e documental o artigo tem o objetivo de demonstrar a função geoestratégica das águas subterrâneas para os países da Bacia do Prata: Brasil, Paraguai, Uruguai, Argentina e Bolívia. O trabalho evidencia que essas águas transfronteiriças configuram elemento de solidariedade entre esses países, exercendo função essencial, expressada nos aspectos econômicos, sociais e ambientais. Contudo, algumas práticas cotidianas, como a mercantilização da água, geram aspectos contrários à globalização da solidariedade, como o exacerbamento do individualismo e a difusão de territorialidades de controle. O modelo liberal vigente de crescimento econômico é ilimitado, especializado em algumas espécies produtivas, e não respeita os processos naturais e seus tempos. Neste aspecto, os impactos em escala local podem ser atribuídos a uma demanda de escala internacional na busca por espaços para produzir, especialmente nas regiões com fartura de água, como é o caso da Bacia Platina, ocasionando gradativamente a destruição e a transferência desse patrimônio.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Vera Lucia Fortes Zeni, Larissa de Lima Trindade, Luiz Fernando Scheibe
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.