A GEODIVERSIDADE VAI À ESCOLA: SOLOS, ROCHAS E MINERAIS COMO RECURSOS DIDÁTICOS NA ABORDAGEM DE TEMÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG238857335Palavras-chave:
Geodiversidade, Ensino, Geografia Escolar, Temáticas socioambientaisResumo
O ensino e reflexão sobre conceitos e discussões que constituem as temáticas socioambientais, em muitos casos são tratados de forma superficial, ou são deixados de lado no contexto da Educação Básica, em virtude das dificuldades encontradas pelos educadores em dialogar e trabalhar com estes conteúdos. Tendo em vista esta questão, e a relevância do debate destas temáticas, busca-se, neste artigo, salientar o potencial dos componentes da geodiversidade na abordagem das temáticas socioambientais, sobretudo na Geografia Escolar. Para tal, realizou-se uma extensa revisão bibliográfica e a interpretação e discussão dos resultados obtidos a partir de atividades e práticas didáticas aplicadas com estudantes do 1° ano do ensino médio noturno de uma escola da rede pública de Londrina (PR). As reflexões alcançadas na pesquisa revelaram múltiplas possibilidades e potencialidades dos componentes da geodiversidade (rochas, minerais, solos, formas do relevo, etc.) enquanto recursos didáticos que podem auxiliar os docentes de Geografia na abordagem de temáticas socioambientais, e os estudantes na compreensão das discussões relativas à temática, desde a escala local até a global.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 José Rafael Vilela da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.