GEOGRAFIA NO ESPAÇO VIRTUAL E PANDEMIA: PROCESSOS INCLUSIVOS E EXCLUDENTES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO TOCANTINS
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG228155408Palavras-chave:
Pandemia, TICs, Educação, Ensino geográficoResumo
O objetivo desse trabalho foi identificar as iniciativas da educação ofertadas pelo curso de Geografia e as atividades oferecidas pela universidade Federal do Tocantins – UFT, durante o período de pandemia Covi-19 no Brasil. Entendermos a situação dos estudantes, a estrutura de funcionamento desse curso e a Universidade na formação de professores, a luz das discussões e a utilização do Ensino Híbrido e Ensino Remoto, em virtude do isolamento social em todo o país. A metodologia qualitativa partiu de análise teórica, de resultados de questionário e das ações de ensino, pesquisa e extensão on-line, realizadas pelo curso de Geografia e pela universidade, disponíveis na página oficial da UFT. Foram levantadas reflexões a partir da articulação do curso de Geografia, com a instituição e a interlocução professor/estudante no espaço virtual. A especificidade desse confronto mostrou formas de inclusão e exclusão pelas TICs, de diversas maneiras, tais como social, afetiva e de conhecimento. Por um lado, na formação de professores, nesse contexto regional, a modalidade de educação on-line, privilegia poucos estudantes, aqueles que possuem acesso as redes das TICs. Por outro lado, exclui muitos estudantes que não possuem acesso aos instrumentos midiáticos nesse momento de pandemia e,durante toda a sua formação acadêmica.
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