APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DA GEOGRAFIA A PARTIR DAS CATEGORIAS DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO E DE SEUS SISTEMAS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG207043948Palavras-chave:
Conhecimento Geográfico, Aprendizagem Significativa, Conceitos, Categorias, Registros de Representação SemióticaResumo
A Teoria da Assimilação inspira a busca por novos significados na aquisição dos conhecimentos geográficos pelo professor e pelo aluno, por um lado e, por outro, permite observar diferenças entre vários tipos de sentidos que engloba o conhecimento da matéria da Geografia Escolar. Na base deste ensaio há reflexão sobre a natureza do significado, as condições e processos da aprendizagem e as variáveis de desenvolvimento que a influenciam no campo do ensino da Geografia. Procura-se propor estratégias formativas da prática do ensino e de suas derivações na sala de aula que contemplem ao mesmo tempo a didática da Geografia, a alfabetização geográfica e os princípios da aprendizagem significativa, por meio da utilização dos registros de representação semiótica apresentados por Duval (2012). Inicialmente, apresenta-se a Geografia como campo de conhecimento, discutindo conceitos, categorias e princípios lógicos do pensamento geográfico responsáveis pela constituição do espaço geográfico enquanto objeto de representação. Após a ênfase recai sobre as formas e sistemas de representação do conhecimento geográfico. Por último, chama-se a atenção para a habilidade de conversão entre diversos registros de representação semiótica numa perspectiva de aprendizagem significativa, com vistas a alcançar processos de ancoragem, diferenciações progressivas entre conceitos e reconciliações integradoras dos conteúdos.
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