APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DA GEOGRAFIA A PARTIR DAS CATEGORIAS DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO E DE SEUS SISTEMAS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA

Autores

  • Márcio Miguel Aguiar Instituto Federal do Paraná (IFPR - Pitanga)
  • Rosana Figueiredo Salvi Universidade Estadual de Londrina/UEL

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG207043948

Palavras-chave:

Conhecimento Geográfico, Aprendizagem Significativa, Conceitos, Categorias, Registros de Representação Semiótica

Resumo

A Teoria da Assimilação inspira a busca por novos significados na aquisição dos conhecimentos geográficos pelo professor e pelo aluno, por um lado e, por outro, permite observar diferenças entre vários tipos de sentidos que engloba o conhecimento da matéria da Geografia Escolar. Na base deste ensaio há reflexão sobre a natureza do significado, as condições e processos da aprendizagem e as variáveis de desenvolvimento que a influenciam no campo do ensino da Geografia. Procura-se propor estratégias formativas da prática do ensino e de suas derivações na sala de aula que contemplem ao mesmo tempo a didática da Geografia, a alfabetização geográfica e os princípios da aprendizagem significativa, por meio da utilização dos registros de representação semiótica apresentados por Duval (2012). Inicialmente, apresenta-se a Geografia como campo de conhecimento, discutindo conceitos, categorias e princípios lógicos do pensamento geográfico responsáveis pela constituição do espaço geográfico enquanto objeto de representação. Após a ênfase recai sobre as formas e sistemas de representação do conhecimento geográfico. Por último, chama-se a atenção para a habilidade de conversão entre diversos registros de representação semiótica numa perspectiva de aprendizagem significativa, com vistas a alcançar processos de ancoragem, diferenciações progressivas entre conceitos e reconciliações integradoras dos conteúdos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio Miguel Aguiar, Instituto Federal do Paraná (IFPR - Pitanga)

Departamento de Geografia

Area de Geografia

Rosana Figueiredo Salvi, Universidade Estadual de Londrina/UEL

Docente do Departamento de Geociências/CCE/UEL

Área de atuação: Epistemologia da Geografia; Ensino de Geografia

Downloads

Publicado

31-07-2019

Como Citar

Aguiar, M. M., & Salvi, R. F. (2019). APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DA GEOGRAFIA A PARTIR DAS CATEGORIAS DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO E DE SEUS SISTEMAS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA. Caminhos De Geografia, 20(70), 492–506. https://doi.org/10.14393/RCG207043948

Edição

Seção

Artigos