A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NA FORMAÇÃO INICIAL DE GEOGRAFIA: PRIMEIRAS DISCUSSÕES
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG207042608Palavras-chave:
teoria-prática, formação docente em Geografia, estágio supervisionado.Resumo
Nos últimos tempos, medidas e ações foram empreendidas estabelecendo reformas e orientando políticas de formação inicial docente no Brasil. Uma dessas orientações refere-se às Diretrizes Curriculares Nacionais que enfatizam uma nova concepção no modelo de professor pautada na superação da dicotomia entre teoria e prática e, por conseguinte, no diálogo entre disciplinas específicas e disciplinas de caráter pedagógico. É nesse contexto que se institucionaliza a prática como componente curricular. Consideradas essas questões, o presente trabalho constitui-se num recorte teórico de uma pesquisa sobre a formação inicial docente em Geografia a partir da prática como componente curricular, sua relação com o estágio supervisionado e seus reflexos no campo teórico e profissional ao longo desta formação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.