A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NA FORMAÇÃO INICIAL DE GEOGRAFIA: PRIMEIRAS DISCUSSÕES

Autores

  • Viviane Caetano Ferreira Gomes PROGRAMA DE P
  • Adriany Ávila Melo Sampaio Professora do Instituto de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia.

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG207042608

Palavras-chave:

teoria-prática, formação docente em Geografia, estágio supervisionado.

Resumo

Nos últimos tempos, medidas e ações foram empreendidas estabelecendo reformas e orientando políticas de formação inicial docente no Brasil. Uma dessas orientações refere-se às Diretrizes Curriculares Nacionais que enfatizam uma nova concepção no modelo de professor pautada na superação da dicotomia entre teoria e prática e, por conseguinte, no diálogo entre disciplinas específicas e disciplinas de caráter pedagógico. É nesse contexto que se institucionaliza a prática como componente curricular. Consideradas essas questões, o presente trabalho constitui-se num recorte teórico de uma pesquisa sobre a formação inicial docente em Geografia a partir da prática como componente curricular, sua relação com o estágio supervisionado e seus reflexos no campo teórico e profissional ao longo desta formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane Caetano Ferreira Gomes, PROGRAMA DE P

Licenciada e Bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia. Especialista em Educação Ambiental pela Faculdade Católica de Uberlândia. Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ/FFP. Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia. Estudo e pesquisa nas áreas: ensino de geografia; formação de professores;educação ambiental. Tem experiência docente no ensino superior tendo atuado como professora temporária em cursos de licenciatura em Geografia. Atualmente é professora de Geografia do Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Uberlândia - CTPM/Uberlândia.

 

Adriany Ávila Melo Sampaio, Professora do Instituto de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia.

Licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU, em 1997. Mestre em Geografia também pela UFU, em 2001, e Doutora pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ, em 2006. Desde 2003 é professora da Universidade Federal de Uberlândia-UFU, no Instituto de Geografia- IG, e desde 2006 participa do Programa de Pós Graduação em Geografia. Atualmente está como Coordenadora do Grupo de Pesquisa Espaços de Educação e Espiritualidade - GPEEE e do Laboratório de Geografia e Educação Popular - LAGEPOP . Juntamente com o LAGEPOP atuou na Coordenação do Curso de Especialização em Inclusão Escolar pelo instituto de Geografia da UFU, entre 2014 e 2016. Atua como pesquisadora nas áreas de Ensino de Geografia, Educação Inclusiva, Formação Docente, Espaços Formais e não formais de Ensino e de Aprendizagem, e Relações de Gênero e

Downloads

Publicado

02-08-2019

Como Citar

Ferreira Gomes, V. C., & Melo Sampaio, A. Ávila. (2019). A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NA FORMAÇÃO INICIAL DE GEOGRAFIA: PRIMEIRAS DISCUSSÕES . Caminhos De Geografia, 20(70), 215–229. https://doi.org/10.14393/RCG207042608

Edição

Seção

Artigos