FONTES DE CRÉDITO (EMPRÉSTIMOS E FINANCIAMENTOS) DISPONÍVEIS PARA ORGANIZAÇÕES DE CATADORES DE MATERIAIS REUTILIZÁVEIS E RECICLÁVEIS
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG207042514Palavras-chave:
Recursos financeiros, Resíduos sólidos, OCMRRResumo
A demanda por recursos financeiros é uma necessidade recorrente nas Organizações de Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis (OCMRR). No entanto, existe uma carência na oferta de crédito (seja de empréstimos ou de financiamentos) no mercado tradicional e isto influencia consideravelmente a organização financeira das OCMRR. Visto isso, objetivou-se identificar e analisar as fontes de crédito (empréstimos e financiamentos) disponíveis para essas OCMRR do estado de São Paulo, apontando dificuldades e desafios. Para tanto, foi realizado um levantamento destas informações junto a instituições financeiras tradicionais no estado de São Paulo, bem como em instituições públicas envolvidas na temática de Resíduos Sólidos. Foi possível identificar que a oferta desses recursos é deficitária no estado, pois os bancos tradicionais não apresentam linhas específicas para esses tipos de empreendimentos. Além disso, as OCMRR ficam dependentes da atuação conjunta com Prefeituras Municipais e/ou Instituições de Ensino para a elaboração de projetos e captação de recursos. Por fim, evidencia-se que há um hiato entre as condições requeridas pelas fontes de crédito e a condição apresentada pelas OCMRR, indicando situação de exclusão financeira dessas organizações.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.