ANÁLISE DA INFLUÊNCIA LITOLÓGICA E ESTRUTURAL A PARTIR DE MÉTODOS MORFOMÉTRICOS EM SEGMENTOS DE DRENAGEM NA PORÇÃO CIMEIRA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO JEQUITINHONHA, MG

Autores

  • Fabrício Antonio Lopes Universidade Federal de Ouro Preto
  • Danielle Piuzana Mucida Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
  • Valdiney Amaral Leite Universidade Federal de Minas Gerais
  • Alcione Rodrigues Milagres Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG175810

Palavras-chave:

Hierarquização Fluvial, Bacia Hidrográfica, Estrutura Geológica, índice RDE, Perfis Longitudinais

Resumo

O estudo do padrão de drenagem da porção cimeira da bacia hidrográfica do Jequitinhonha foi realizado neste trabalho tendo como objetivos: a) Correlacionar as direções dos canais fluviais e respectivas ordens hierárquicas às estruturas geológicas regionais; b) Verificar o grau de influência dos aspectos litológicos e estruturais no padrão de drenagem da bacia e; c) Identificar estruturas que atuam como níveis de base locais em perfis longitudinais. Foram empregadas análises quantitativas de tratamento de direção dos canais fluviais e ordens hierárquicas, cálculo do índice de RDE em segmentos pré-selecionados e análise de perfis longitudinais. Constatou-se significativa influência litológica e estrutural no padrão/direção dos canais fluviais identificadas como nick points nos perfis longitudinais. Há segmentos de drenagem com anomalias de primeira e segunda ordem quanto ao índice RDE, o que reforça a influência das estruturas pré-cambrianas, reativadas no Cenozoico, no sistema hidrográfico da região. Acredita-se na potencialidade deste estudo como auxilio na caracterização, quantificação e fundamentação teórica de análises referentes ao processo evolutivo da paisagem e ao comportamento da rede de drenagem local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabrício Antonio Lopes, Universidade Federal de Ouro Preto

Mestrando em Evolução Crustal e Recursos Naturais pela Universidade Federal de Ouro Preto.

Danielle Piuzana Mucida, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Doutora em Geologia, professora adjunta da UFVJM

Valdiney Amaral Leite, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestrando em Antropologia/Arqueologia pela Universidade Federal de Minas Gerais

Alcione Rodrigues Milagres, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestranda em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais

Downloads

Publicado

27-06-2016

Como Citar

LOPES, F. A.; MUCIDA, D. P.; LEITE, V. A.; MILAGRES, A. R. ANÁLISE DA INFLUÊNCIA LITOLÓGICA E ESTRUTURAL A PARTIR DE MÉTODOS MORFOMÉTRICOS EM SEGMENTOS DE DRENAGEM NA PORÇÃO CIMEIRA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO JEQUITINHONHA, MG. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 17, n. 58, p. 149–161, 2016. DOI: 10.14393/RCG175810. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/31228. Acesso em: 26 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos