PNLD E O PROCESSO DE AVALIAÇÃO: GUIAS DO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA (2013-2015)
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG165529926Palavras-chave:
Livro didático, Política educacional, PNLD, Guias do Livro Didático de geografiaResumo
Após várias denominações, a política de distribuição de livros didáticos transformou-se no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) em 1985. As discussões sobre a qualidade no ensino originaram definições para avaliar as coleções, apresentadas no primeiro guia do livro didático (1996). O objetivo é caracterizar a metodologia de avaliação do livro didático de geografia, mediante guias PNLD (2013-2015). A pesquisa baseia-se em bibliografias, decretos, Guias de Geografia 2013-2015 e livros selecionados. A produção do livro didático estabelece-se com a criação do Conselho Nacional do Livro Didático (1938), transformado no PNLD, ensino fundamental, em 1985 e desdobrando-se para o Ensino Médio, PNLEM, em 2003. O guia do livro didático é um documento que destaca o resultado e a metodologia de avaliação, caracterizando as exigências comuns para todas as áreas do conhecimento e para cada componente curricular, subsidiando a escolha do professor. Verifica-se que os livros de geografia quanto à abordagem conceitual, buscam relacionar o conteúdo geográfico ao cotidiano; o construtivismo piagetiano e o socioconstrutivismo são a base da abordagem didático-pedagógica; consolidando com a observância ética e democrática. Portanto, as coleções de geografia apresentam atualização dos temas, informações e conceitos geográficos corretos, a partir de uma perspectiva crítica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.