PNLD E O PROCESSO DE AVALIAÇÃO: GUIAS DO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA (2013-2015)

Autores

  • Diana dos Reis Pereira Carvalho Universidade de Brasília (UnB)
  • Francisco de Assis Veloso Filho Prof. titular, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG165529926

Palavras-chave:

Livro didático, Política educacional, PNLD, Guias do Livro Didático de geografia

Resumo

Após várias denominações, a política de distribuição de livros didáticos transformou-se no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) em 1985. As discussões sobre a qualidade no ensino originaram definições para avaliar as coleções, apresentadas no primeiro guia do livro didático (1996). O objetivo é caracterizar a metodologia de avaliação do livro didático de geografia, mediante guias PNLD (2013-2015). A pesquisa baseia-se em bibliografias, decretos, Guias de Geografia 2013-2015 e livros selecionados. A produção do livro didático estabelece-se com a criação do Conselho Nacional do Livro Didático (1938), transformado no PNLD, ensino fundamental, em 1985 e desdobrando-se para o Ensino Médio, PNLEM, em 2003. O guia do livro didático é um documento que destaca o resultado e a metodologia de avaliação, caracterizando as exigências comuns para todas as áreas do conhecimento e para cada componente curricular, subsidiando a escolha do professor. Verifica-se que os livros de geografia quanto à abordagem conceitual, buscam relacionar o conteúdo geográfico ao cotidiano; o construtivismo piagetiano e o socioconstrutivismo são a base da abordagem didático-pedagógica; consolidando com a observância ética e democrática. Portanto, as coleções de geografia apresentam atualização dos temas, informações e conceitos geográficos corretos, a partir de uma perspectiva crítica. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diana dos Reis Pereira Carvalho, Universidade de Brasília (UnB)

Estudante de doutorado em geografia da UNB, Departamento de Geografia.

Downloads

Publicado

20-10-2015

Como Citar

CARVALHO, D. dos R. P.; VELOSO FILHO, F. de A. PNLD E O PROCESSO DE AVALIAÇÃO: GUIAS DO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA (2013-2015). Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 16, n. 55, p. 114–127, 2015. DOI: 10.14393/RCG165529926. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/29926. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos