GEOTECNOLOGIAS COMO RECURSOS DIDÁTICOS EM APOIO AO ENSINO DE CARTOGRAFIA NAS AULAS DE GEOGRAFIA DO ENSINO BÁSICO

Autores

  • Iomara Barros de Sousa Mestre em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Barbara Gomes Flaire Jordão Mestranda em Geografia Física pela USP

Palavras-chave:

Educação, Sensoriamento Remoto, Geoprocessamento, Espaço geográfico.

Resumo

Mudanças tecnológicas criaram possibilidades para representar a superfície terrestre em meio digital. Novas perspectivas da Cartografia tem gerado o crescimento da produção de mapas fora dos limites acadêmicos. Este artigo apresenta as contribuições do uso de imagens de satélites e de Sistema de Informações Geográficas como recursos didáticos em apoio ao ensino de Cartografia nas aulas de Geografia. Foram apresentadas metodologias relacionadas ao ensino de Cartografia no segundo segmento do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Os resultados indicaram que as geotecnologias despertam interesse e a motivação no aluno para participar de atividades cartográficas em meio digital a partir do seu espaço vivido; entretanto, estes recursos precisam ser acompanhados de metodologias de ensino que considerem o nível cognitivo e os conhecimentos geográficos do aluno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iomara Barros de Sousa, Mestre em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui licenciatura (2007) e bacharel (2010) em Geografia pela Universidade Federal Fluminense. Especialista em Educação Básica modalidade no ensino de Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009). Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO-UERJ) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora de Geografia (Ensino Fundamental II e Educação em Jovens e Adultos (EJA) ) na rede municipal de ensino de Macaé (RJ). Têm experiência na área de Geografia, com ênfase em novas tecnologias digitais aplicadas à Cartografia no Ensino de Geografia. (Texto informado pelo autor)

Barbara Gomes Flaire Jordão, Mestranda em Geografia Física pela USP

Licenciada em Geografia em 2010. Bacharel em Geografia em 2011, ambos pela UNESP - Campus de Ourinhos. Atuou como professora de redação do Cursinho Alternativo do Curso de Geografia do campus Experimental de Ourinhos (CAGEO) em 2007; na área da Economia Solidária na Incubadora dos Catadores de Materiais Sólidos de Ourinhos/SP em 2008; na área de Educação Ambiental, através do instrumento cultural musical dentro do prisma geográfico em 2009-2010. Atualmente é mestranda em Geografia Física pela USP com a pesquisa na área de ensino de Geografia mediado pela Cartografia Tátil e atua como professora no Ensino Fundamental e Médio na rede pública do Estado de São Paulo.

Downloads

Publicado

24-03-2015

Como Citar

de Sousa, I. B., & Flaire Jordão, B. G. (2015). GEOTECNOLOGIAS COMO RECURSOS DIDÁTICOS EM APOIO AO ENSINO DE CARTOGRAFIA NAS AULAS DE GEOGRAFIA DO ENSINO BÁSICO. Caminhos De Geografia, 16(53). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/27157

Edição

Seção

Artigos