GEOTECNOLOGIAS COMO RECURSOS DIDÁTICOS EM APOIO AO ENSINO DE CARTOGRAFIA NAS AULAS DE GEOGRAFIA DO ENSINO BÁSICO
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG165327157Palavras-chave:
Educação, Sensoriamento Remoto, Geoprocessamento, Espaço geográfico.Resumo
Mudanças tecnológicas criaram possibilidades para representar a superfície terrestre em meio digital. Novas perspectivas da Cartografia tem gerado o crescimento da produção de mapas fora dos limites acadêmicos. Este artigo apresenta as contribuições do uso de imagens de satélites e de Sistema de Informações Geográficas como recursos didáticos em apoio ao ensino de Cartografia nas aulas de Geografia. Foram apresentadas metodologias relacionadas ao ensino de Cartografia no segundo segmento do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Os resultados indicaram que as geotecnologias despertam interesse e a motivação no aluno para participar de atividades cartográficas em meio digital a partir do seu espaço vivido; entretanto, estes recursos precisam ser acompanhados de metodologias de ensino que considerem o nível cognitivo e os conhecimentos geográficos do aluno.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Iomara Barros de Sousa, Barbara Gomes Flaire Jordão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.