PRÉ-VESTIBULAR INSTITUCIONAL, CIDADANIA E O ENSINO DE GEOGRAFIA: ANÁLISE DO MATERIAL DIDÁTICO DO PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS NA BAHIA

Autores

  • Kayobi de Azevedo Vargas IUNI Educacional Unime Itabuna (IUNI-UNIME) / Docente

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG134416606

Palavras-chave:

Pré-vestibular institucional, Ensino de Geografia, Cidadania, Livro didático

Resumo

Este artigo apresenta um estudo feito sobre o material didático de Geografia do pré-vestibular institucional Universidade Para Todos do Governo do Estado da Bahia, compreendendo sua contribuição para a construção da noção de cidadania. O procedimento metodológico adotado foi o levantamento bibliográfico de questões ligadas aos pré-vestibulares, ao ensino de Geografia e à noção de cidadania. Como perspectiva teórica, pode-se destacar contribuições de autores da área de Geografia, Cidadania e Ensino de Geografia; sobre pré-vestibulares institucionais; e sobre Material Didático e Currículo. O método utilizado foi o analítico como forma de discussão do material produzido. Como resultado, nota-se que o pré-vestibular institucional tem um importante papel na democratização do acesso à Universidade. Mas, no que concerne a questão da cidadania, cria uma lacuna ao não propor, em seu material didático, temas referentes ao conteúdo das leis 10.639/2003 e 11.645/2008 e abordagens ligadas aos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Nessa análise, conclui-se que o material didático do pré-vestibular em questão pode ser modificado e, assim interferir na construção de uma noção de cidadania para os seus alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kayobi de Azevedo Vargas, IUNI Educacional Unime Itabuna (IUNI-UNIME) / Docente

Especialista em Ensino de Geografia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2010), com graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009) como bacharel e licenciado.

Downloads

Publicado

18-12-2012

Como Citar

VARGAS, K. de A. PRÉ-VESTIBULAR INSTITUCIONAL, CIDADANIA E O ENSINO DE GEOGRAFIA: ANÁLISE DO MATERIAL DIDÁTICO DO PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS NA BAHIA. Caminhos de Geografia, Uberlândia, MG, v. 13, n. 44, p. 316–331, 2012. DOI: 10.14393/RCG134416606. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16606. Acesso em: 9 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos