PRÉ-VESTIBULAR INSTITUCIONAL, CIDADANIA E O ENSINO DE GEOGRAFIA: ANÁLISE DO MATERIAL DIDÁTICO DO PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS NA BAHIA
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG134416606Palavras-chave:
Pré-vestibular institucional, Ensino de Geografia, Cidadania, Livro didáticoResumo
Este artigo apresenta um estudo feito sobre o material didático de Geografia do pré-vestibular institucional Universidade Para Todos do Governo do Estado da Bahia, compreendendo sua contribuição para a construção da noção de cidadania. O procedimento metodológico adotado foi o levantamento bibliográfico de questões ligadas aos pré-vestibulares, ao ensino de Geografia e à noção de cidadania. Como perspectiva teórica, pode-se destacar contribuições de autores da área de Geografia, Cidadania e Ensino de Geografia; sobre pré-vestibulares institucionais; e sobre Material Didático e Currículo. O método utilizado foi o analítico como forma de discussão do material produzido. Como resultado, nota-se que o pré-vestibular institucional tem um importante papel na democratização do acesso à Universidade. Mas, no que concerne a questão da cidadania, cria uma lacuna ao não propor, em seu material didático, temas referentes ao conteúdo das leis 10.639/2003 e 11.645/2008 e abordagens ligadas aos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Nessa análise, conclui-se que o material didático do pré-vestibular em questão pode ser modificado e, assim interferir na construção de uma noção de cidadania para os seus alunos.Downloads
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