USO E DEGRADAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO: ESTUDO NA MICROBACIA HIDROGRÁFICA DO RIO FARINHA, PARAÍBA, BRASIL

Autores

  • Irenaldo Pereira de Araújo Universidade Federal de Campina Grande
  • Joedla Rodrigues de Lima Universidade Federal de Campina Grande
  • Izaque Francisco Candeia de Mendonça Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG123916396

Palavras-chave:

Degradação Ambiental, Captação e Armazenamento de Águas Pluviais, Resíduos Sólidos Urbanos, Atividade Mineradora

Resumo

Este estudo avaliou a utilização e conservação dos recursos naturais e elencou estratégias de convivência desenvolvidas na Microbacia Hidrográfica do Rio Farinha, Estado da Paraíba, Brasil, circunscrita entre as coordenadas geográficas 07º01'39" a 07º16'50" de latitude Sul e 36º43'41" a 37º16'28" de longitude a Oeste de Greenwich, área de 822,7 Km², que integra a Bacia Hidrográfica Piranhas-Açu. A metodologia empregada embasou-se na técnica de estudo de caso, com emprego de técnicas de geoprocessamento e pesquisa de campo. Compreendeu a execução de quatro etapas. A primeira referiu-se à delimitação da Microbacia Hidrográfica do Rio Farinha; a segunda à identificação dos impactos ambientais difusos. A terceira etapa constou do levantamento e análise preliminar de três áreas com impactos ambientais pontuais: atividade mineradora no Município de Salgadinho, cultivos agrícolas no Município de Teixeira e deposição de resíduos sólidos urbanos do município de Patos. A quarta e ultima etapa constou da apresentação das alternativas de convivência com o semiárido implantadas na área de estudo. Identificou-se que as atividades antrópicas desconsideram os impactos que possam ocorrer à jusante das referidas atividades, os monocultivos, a prática da mineração, a deposição de resíduos sólidos e líquidos são exemplos destas atividades realizadas sem o uso de medidas mitigadoras. Palavras-chave: Degradação Ambiental - Captação e Armazenamento de Águas Pluviais - Resíduos Sólidos Urbanos - Atividade Mineradora.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Irenaldo Pereira de Araújo, Universidade Federal de Campina Grande

    Educador, graduado em Pedagogia e Especialista em Psicopedagogia, pelas Faculdades Integradas de Patos; Especialista em Educação Ambiental e Sustentabilidade, pela Universidade Federal de Campina Grande; Mestre em Ciências Florestais, pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Florestais, da Universidade Federal de Campina Grande; com atuação profissional na Ação Social Diocesana de Patos

  • Joedla Rodrigues de Lima, Universidade Federal de Campina Grande

    Professora Adjunta da Universidade Federal de Campina Grande, Engenheira Agrícola, doutorado em Planejamento Energético. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais/UFCG.

  • Izaque Francisco Candeia de Mendonça, Universidade Federal de Campina Grande

    Professor Adjunto da Universidade Federal de Campina Grande, Engenheiro Florestal, doutorado em Engenharia Agrícola.

Downloads

Publicado

15-09-2011

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

DE ARAÚJO, Irenaldo Pereira; DE LIMA, Joedla Rodrigues; DE MENDONÇA, Izaque Francisco Candeia. USO E DEGRADAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO: ESTUDO NA MICROBACIA HIDROGRÁFICA DO RIO FARINHA, PARAÍBA, BRASIL. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 12, n. 39, p. 255–270, 2011. DOI: 10.14393/RCG123916396. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16396. Acesso em: 25 dez. 2025.