AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE O CONCEITO E A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG124016091Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Metodologia de ensino de Geografia, Representações sociais.Resumo
Resumo: O presente estudo é resultado das discussões acerca do conceito e da importância do ensino de Geografia na disciplina de Conteúdo e Metodologia do Ensino de Geografia, ministrada no 6º Período do Curso de Pedagogia do Centro Universitário de Patos de Minas em 2008. Este trabalho busca contribuir com algumas reflexões sobre o ensino de Geografia a partir do seu conceito como disciplina comprometida em tornar o mundo compreensível, explicável e passível de transformações pelas sociedades que nele vivem. Para efetivar a pesquisa utilizamos a metodologia das representações sociais. A análise dos dados foi organizada em categorias, considerando a Geografia Tradicional e Crítica. Verificamos que a maioria das alunas tem uma representação social do ensino de Geografia como uma disciplina destinada a fornecer informações soltas sobre as partes do mundo. Esse "ensino de Geografia��? se sustenta nos pressupostos teórico-metodológicos da Geografia Tradicional, com bases filosóficas no Positivismo. Defendemos que os docentes que ministram as metodologias de ensino nos cursos de formação de professores com habilitação para atuar nas séries iniciais do ensino fundamental, tenham formação específica na área do conteúdo em que ministra. Concluímos afirmando que o ensino de Geografia deve permitir a decodificação da realidade sob o olhar espacial e que nas séries iniciais é, por excelência, uma disciplina que, junto com as demais da área de ciências humanas, favorece o processo de alfabetização da criança ao aprender a ler e escrever a partir do mundo e da vida. Palavras chave: Ensino de Geografia. Metodologia de ensino. Representação social.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Maria da Penha Vieira Marçal
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.