A IMPORTÂNCIA DOS DADOS DAS VARIÁVEIS CLIMÁTICAS NAS PESQUISAS EM GEOGRAFIA: UM ESTUDO DE CASO EMPREGANDO A PRECIPITAÇÃO PLUVIOMÉTRICA

Autores

  • Aristeu Geovani Oliveira Doutorando Geografia - UFU
  • Washington Luiz Assunção Instituto de Geografia - UFU

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG103116078

Palavras-chave:

Variáveis climáticas, Pesquisas em Geografia, Precipitação pluviométrica.

Resumo

O conjunto dos dados das variáveis climáticas constitui uma das bases fundamental para as pesquisas em Geografia, uma vez que estes oferecem uma série de informações primárias que, a partir de distintos métodos científicos, podem ser analisadas e discutidas, objetivando a elaboração de uma tese. Nas pesquisas geográficas que envolvem a climatologia e a meteorologia, os dados meteorológicos constituintes do sistema climático (variáveis climáticas) são os elementos sobre os quais a ciência se debruça para a elaboração de um caminho teórico-metodológico que culmine com a constatação de uma tese minuciosa e detalhada sobre o fato em questão. Assim, este texto é um ensaio que emprega uma análise primária de dados reais de precipitação pluviométrica relacionando-os com a produção de arroz no município de Jataí - Goiás, no período de 1990 a 2004, a fim de discutir a importância e significado do universo dos dados dos elementos do clima para o desenvolvimento das pesquisas em Geografia, neste caso em específico, relacionadas à produção agrícola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-09-2009

Como Citar

OLIVEIRA, A. G.; ASSUNÇÃO, W. L. A IMPORTÂNCIA DOS DADOS DAS VARIÁVEIS CLIMÁTICAS NAS PESQUISAS EM GEOGRAFIA: UM ESTUDO DE CASO EMPREGANDO A PRECIPITAÇÃO PLUVIOMÉTRICA. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 10, n. 31, p. 147–157, 2009. DOI: 10.14393/RCG103116078. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16078. Acesso em: 20 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos