A URBANIZAÇÃO DO BRASIL E AS DIFERENTES DIVISÕES TERRITORIAIS DO TRABALHO AO LONGO DO TEMPO
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG103016035Palavras-chave:
Urbanização, Diferentes divisões territoriais do trabalho, BrasilResumo
Entender como os processos de urbanização vão se consolidando e vinculando interesses externos ao Brasil e, conseqüentemente, às diferentes divisões territoriais do trabalho ao longo do tempo se define como o objetivo deste artigo. Nossa hipótese trata o processo de urbanização como uma conseqüência de interesses voltados a uma divisão territorial do trabalho, ou seja, entendemos que a urbanização vai refletir, de forma geral, o projeto de produção mundial, nacional, regional ou local e, conseqüentemente, quanto mais transformadas as produções, quanto mais adensadas, mais complexas se tornam as redes urbanas e as redes de relações. Para compreender como a divisão do trabalho se processa no Brasil propusemos uma breve periodização do processo histórico relacionado às diferentes divisões territoriais do trabalho, buscando esta possibilidade tanto como um exercício metodológico, quanto como possibilidade de pensar a história do ponto de vista das relações do espaço ou que se estabeleceram no espaço. Os períodos históricos foram definidos com base na tradicional divisão da historia do Brasil em períodos que assumem, por fins didáticos, as divisões entre período Colonial, Monárquico, Primeira Republica, Estado Getulista, Experiência Democrática e Regime Militar associado à transição deste para a Democracia.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 Cintia Neves Godoi, João Batista de Deus
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.