BARRA DO PACUÍ – MODO DE VIDA, TRABALHO E AMBIENTE
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG103015966Palavras-chave:
Natureza, Cultura, Campesinato, Manejo do ambiente, TradiçãoResumo
O presente estudo foi desenvolvido na região do médio São Francisco, no município Ibiaí, Norte de Minas Gerais, tendo como "loco�? de pesquisa, a comunidade camponesa de Barra do Pacuí. A abordagem investigativa foi realizada por meio do levantamento de dados de como os camponeses desta comunidade, percebem, sentem, representam e atuam sobre o meio ambiente em que vivem e trabalham. As discussões foram conduzidas, a partir, da interpretação dos dados de campo e de uma análise "geo-etnográfica�? da comunidade, a quais permitiram a caracterização do seu modo-de-vida e das formas de manejo do ambiente local, destacando principalmente aspectos de sua Geografia interna.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 Rodrigo Herles Santos, Angela Fagna Gomes de Souza, Carlos Rodrigues Brandão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.