GRANDES PROJETOS DE INVESTIMENTOS: DA CONSTRUÇÃO/DESTRUIÇÃO DE TERRITÓRIOS À PROBLEMÁTICA DOS DESLOCAMENTOS COMPULSÓRIOS

Autores

  • Camila Louise de Souza Graduanda em Geografia - UFU
  • Vicente de Paulo da Silva Instituto de Geografia - UFU

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG113415956

Palavras-chave:

Deslocamento compulsório, território, espaço

Resumo

Este trabalho aborda a temática do deslocamento compulsório, uma situação ou mecanismo considerado como efeito de grandes projetos, no qual diversas pessoas se vêem obrigadas a deixar seu território de maneira forçada e tentar se estabelecer em outro lugar. No caso estudado, os efeitos de grandes projetos dizem respeito, principalmente, às usinas hidrelétricas. Tais eventos têm sido constantes no Brasil e seus efeitos levam ao deslocamento de milhares de pessoas quer seja em zonas rurais, urbanas ou no meio indígena. Essas mudanças, na maioria dos casos, são rodeadas por desinformação, descaso e revoltas, além de serem envolvidas por diversas questões político-administrativas cujo objetivo principal é a produção de energia e não a melhoria da qualidade de vida das pessoas envolvidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

15-06-2010

Como Citar

SOUZA, C. L. de; SILVA, V. de P. da. GRANDES PROJETOS DE INVESTIMENTOS: DA CONSTRUÇÃO/DESTRUIÇÃO DE TERRITÓRIOS À PROBLEMÁTICA DOS DESLOCAMENTOS COMPULSÓRIOS. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 11, n. 34, p. 217–224, 2010. DOI: 10.14393/RCG113415956. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15956. Acesso em: 4 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos