INFLUÊNCIA DA FORMA URBANA SOBRE O COMPORTAMENTO DE VIAGENS URBANAS

Autores

  • Leonardo Rodrigues de Deus
  • Suely da Penha Sanches Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG102915890

Palavras-chave:

forma urbana, comportamento de viagem, modelos de escolha discreta, demanda de viagens, transporte urbano

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar as relações existentes entre a forma urbana e o transporte urbano, buscando definir como as características físicas de uma determinada região influenciam no comportamento de viagem das pessoas. As variáveis da forma urbana utilizadas foram: densidade urbana; diversidade de usos do solo; qualidade dos espaços para pedestres e ciclistas; disponibilidade de transporte coletivo; desenho e conectividade das vias; e topografia. Para determinar o grau de influência da forma urbana sobre o comportamento de viagem foram calibrados diversos modelos de escolha discreta do tipo logit multinomial. Os dados utilizados para os modelos foram obtidos de uma pesquisa OD realizada na cidade de Uberlândia, MG. Os resultados deste estudo de caso indicaram que as variáveis da forma urbana não têm influência significativa no processo de escolha modal nas viagens realizadas dentro na cidade, não sendo determinantes para definição do modo de transporte a ser usado. As variáveis sócio-econômicas e as características da viagem, em especial a renda, e o comprimento das viagens se mostraram como os fatores mais determinantes para a escolha do modo de transporte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Rodrigues de Deus

Graduado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia, Especialista em Geoprocessamento pela Universidade Federal de São Carlos e Mestre em Engenharia Urbana também pela Universidade Federal de São Carlos.

Suely da Penha Sanches, Universidade Federal de São Carlos

Professora Doutora do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de São Carlos.

Downloads

Publicado

15-03-2009

Como Citar

DEUS, L. R. de; SANCHES, S. da P. INFLUÊNCIA DA FORMA URBANA SOBRE O COMPORTAMENTO DE VIAGENS URBANAS. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 10, n. 29, p. 1–16, 2009. DOI: 10.14393/RCG102915890. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15890. Acesso em: 25 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos