O TERRITÓRIO E SUAS DIMENSÕES POLÍTICA, CULTURAL E ECONÔMICA: UM EXERCÍCIO ANALÍTICO NO SUDOESTE DO PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG92815739Palavras-chave:
Sudoeste do Paraná, migração, trabalho, território, identidadeResumo
Este trabalho tem por objetivo compreender aspectos do território no Sudoeste do Paraná, a partir, de três dimensões: política, cultural e econômica. Busca-se, compreender estas dimensões aliado a migração e o trabalho, características intrínsecas historicamente ao recorte territorial analisado. Entendemos que a partir de 1940, com a migração de gaúchos e catarinenses para o Sudoeste do Paraná, ocorre uma dominação e apropriação do território vinculada a um modo de vida próprio da cultura italiana e alemã principalmente. No desenrolar da produção territorial, criam-se elementos políticos e econômicos que moldam a configuração do território, direcionando as ações dos sujeitos para realização de certos projetos da classe dominante. Em outros aspectos são criados elementos simbólicos para legitimar uma determinada ordem para um determinado sentido de vida; cria-se um pertencimento que atribui uma identidade para os migrantes que se reterritorializam no Sudoeste do Paraná. A classe dominante produtora de simbolismos, também atua na forma da exploração dos indivíduos que servem de mão-de-obra na agricultura e na indústria para a (re)produção do capital. Ocorre uma segregação de sujeitos que são fixados territorialmente em partes estratégicas do território.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 Marcos Leandro Mondardo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.