CARROCEIROS E EQUÍDEOS DE TRAÇÃO: UM PROBLEMA SÓCIO-AMBIENTAL

Autores

  • Liliane Martins de Oliveira Universidade Federal de Uberlândia
  • Renata Leal Marques Universidade Federal de Uberlândia
  • Carlos Henrique Nunes Universidade Federal de Uberlândia
  • Ana Maria de Oliveira Cunha Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG82415695

Palavras-chave:

eqüídeos de tração, carroceiros, problemas sócio-ambientais, pesquisa diagnóstico-avaliativa

Resumo

Neste artigo apresentamos resultados de uma pesquisa envolvendo os carroceiros em atividade na cidade de Uberlândia e a forma com que tratam e exploram seus equídeos (equinos, asininos e mulas) de tração. Apresentamos e analisamos dados que incluem: o perfil sócio-econômico dos carroceiros; o tratamento dispensado aos equídeos; o número de acidentes envolvendo equídeos e as principais enfermidades desses animais de tração, levados ao Hospital Veterinário da Universidade Federal de Uberlândia. Para o levantamento de dados, realizamos uma pesquisa diagnóstico-avaliativa que embora se insira nos domínios da pesquisa qualitativa, alguns dados foram coletados na forma quantitativa, ainda que analisados de forma descritiva. A obtenção dos dados foi viabilizada a partir de entrevistas semi-estruturadas com 30 carroceiros, uma pesquisa documental feita nos relatórios obtidos junto à  Polícia Militar entre 2003 e 2006 e aos arquivos do Hospital Veterinário da Universidade Federal de Uberlândia relativos ao período de 2002 a 2005 acrescidos de observações in loco com registros fotográficos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Liliane Martins de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia

    Graduada em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura Plena) pela Universidade Federal de Uberlândia (2006).

  • Renata Leal Marques, Universidade Federal de Uberlândia

    Graduada em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura Plena) pela Universidade Federal de Uberlândia (2006).

  • Carlos Henrique Nunes, Universidade Federal de Uberlândia
    Graduando em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura Plena) pela Universidade Federal de Uberlândia (previsão de conclusão 2008).
  • Ana Maria de Oliveira Cunha, Universidade Federal de Uberlândia

    possui graduação em Curso de Ciências Biológicas pelo Fundação Educacional de Ituiutaba (1975) , graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (1970) , mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (1993) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1999) . Atualmente é Docente do Curso de Ciências Biológicas, do Programa de Pós-graduação em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais e do Programa de Pós-graduação em Educação -Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Educação , com ênfase em Ensino-Aprendizagem. Atuando principalmente nos seguintes temas: Epistemologia, Concepções dos Professores, Mudança Conceitual.

Downloads

Publicado

21-12-2007

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

DE OLIVEIRA, Liliane Martins; MARQUES, Renata Leal; NUNES, Carlos Henrique; CUNHA, Ana Maria de Oliveira. CARROCEIROS E EQUÍDEOS DE TRAÇÃO: UM PROBLEMA SÓCIO-AMBIENTAL. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 8, n. 24, p. 204–216, 2007. DOI: 10.14393/RCG82415695. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15695. Acesso em: 24 abr. 2025.