CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS EM UBERLÂNDIA - MG, BRASIL: ESTUDO E RECENSEAMENTO
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG82115618Palavras-chave:
Uberlândia, recicláveis, catadoresResumo
Esta pesquisa foi elaborada para se estudar os catadores de materiais recicláveis. A coleta de materiais recicláveis torna-se uma alternativa comum para estas pessoas; uma possibilidade de sobrevivência. Podemos observar que as pessoas que trabalham com material recicláveis são marginalizadas da sociedade e que possuem um estilo de vida insalubre devido ao contato com vários tipos de dejetos (doméstico, comercial, público, hospitalar entre outros). A discriminação é uma das grandes dificuldades que o catador de materiais recicláveis encontra, o que faz com que os seu trabalho não seja valorizado Este estudo torna-se relevante tanto para a sociedade como para o meio ambiente, principalmente, para a população de catadores de materiais recicláveis do município de Uberlândia, pela oportunidade que se apresenta de maior visibilidade do seu trabalho e da precariedade de sua condição social. Sendo assim torna-se importante conhecer e analisar a condição socioeconômica das famílias dos catadores de materiais recicláveis, quem e quantos são, onde e como vivem os catadores em Uberlândia, como ponto de partida para o poder público municipal e a sociedade local promoverem ações de inclusão social, com geração de renda, bem como educação e saúde para esses trabalhadores e suas famílias.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2007 Daniela Belo Silva, Samuel do Carmo Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.