CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS EM UBERLÂNDIA - MG, BRASIL: ESTUDO E RECENSEAMENTO

Autores

  • Daniela Belo Silva bolsista PIBIC - CNPq
  • Samuel do Carmo Lima Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG82115618

Palavras-chave:

Uberlândia, recicláveis, catadores

Resumo

Esta pesquisa foi elaborada para se estudar os catadores de materiais recicláveis. A coleta de materiais recicláveis torna-se uma alternativa comum para estas pessoas; uma possibilidade de sobrevivência. Podemos observar que as pessoas que trabalham com material recicláveis são marginalizadas da sociedade e que possuem um estilo de vida insalubre devido ao contato com vários tipos de dejetos (doméstico, comercial, público, hospitalar entre outros). A discriminação é uma das grandes dificuldades que o catador de materiais recicláveis encontra, o que faz com que os seu trabalho não seja valorizado Este estudo torna-se relevante tanto para a sociedade como para o meio ambiente, principalmente, para a população de catadores de materiais recicláveis do município de Uberlândia, pela oportunidade que se apresenta de maior visibilidade do seu trabalho e da precariedade de sua condição social. Sendo assim torna-se importante conhecer e analisar a condição socioeconômica das famílias dos catadores de materiais recicláveis, quem e quantos são, onde e como vivem os catadores em Uberlândia, como ponto de partida para o poder público municipal e a sociedade local promoverem ações de inclusão social, com geração de renda, bem como educação e saúde para esses trabalhadores e suas famílias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Belo Silva, bolsista PIBIC - CNPq

Pós-doutorado em Geografia Médica pela UNESP - PP, com bolsa CNPq (2007). Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (1980) , graduação em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (1980) , mestrado em Geociências (Geoquímica) pela Universidade Federal Fluminense (1985) e doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (1996) . Atualmente é Professor Associado 1 da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Geociências , com ênfase em Geografia Física. Atuando principalmente nos seguintes temas: Pedogênese, Pedologia, Geomorfologia e, principalmente na Geografia Médica.

Samuel do Carmo Lima, Universidade Federal de Uberlândia

ós-doutorado em Geografia Médica pela UNESP - PP, com bolsa CNPq (2007). Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (1980) , graduação em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (1980) , mestrado em Geociências (Geoquímica) pela Universidade Federal Fluminense (1985) e doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (1996) . Atualmente é Professor Associado 1 da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Geociências , com ênfase em Geografia Física. Atuando principalmente nos seguintes temas: Pedogênese, Pedologia, Geomorfologia e, principalmente na Geografia Médica.

Downloads

Publicado

05-06-2007

Como Citar

SILVA, D. B.; LIMA, S. do C. CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS EM UBERLÂNDIA - MG, BRASIL: ESTUDO E RECENSEAMENTO. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 8, n. 21, p. 82–98, 2007. DOI: 10.14393/RCG82115618. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15618. Acesso em: 14 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos