AS RELAÇÕES ENTRE GEOGRAFIA, MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E DESENVOLVIMENTO COGNITIVO: CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DE ENSINO EM GEOGRAFIA

Autores

  • Vandeir Robson da Silva Matias Mestre em Geografia pelo IGC/UFMG

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG71715407

Palavras-chave:

Educação geográfica, mediação pedagógica , prática de ensino

Resumo

À educação geográfica cabem muitos objetivos, dentre eles, destaca-se o de perceber a importância da transformação do espaço e seu impacto no cotidiano dos cidadãos. Perceber essa dinâmica de mudança do espaço geográfico é extremamente complexo, diante das múltiplas relações e áreas de conhecimento envolvidas nesse processo. Assim o grande desafio da Geografia numa sociedade dinâmica é fazer com que o conhecimento geográfico seja um significativo instrumento para a transformação social e o educando, sendo o agente central desse processo de ensino e aprendizagem, transformando o conhecimento em ferramenta do dia-a-dia. O professor é um sujeito essencial nesse processo de aprendizagem. Para que a educação geográfica compra o seu papel, de ampliar a capacidade crítica do indivíduo em relação ao espaço, é necessário uma prática de ensino que possibilite ao futuro licenciado em geografia uma compreensão prática e teórica do ensino de geografia atual. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

25-02-2006

Como Citar

MATIAS, V. R. da S. AS RELAÇÕES ENTRE GEOGRAFIA, MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E DESENVOLVIMENTO COGNITIVO: CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DE ENSINO EM GEOGRAFIA . Caminhos de Geografia, Uberlândia, MG, v. 7, n. 17, p. 250–264, 2006. DOI: 10.14393/RCG71715407. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15407. Acesso em: 3 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos