AS RELAÇÕES ENTRE GEOGRAFIA, MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E DESENVOLVIMENTO COGNITIVO: CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DE ENSINO EM GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG71715407Palavras-chave:
Educação geográfica, mediação pedagógica , prática de ensinoResumo
À educação geográfica cabem muitos objetivos, dentre eles, destaca-se o de perceber a importância da transformação do espaço e seu impacto no cotidiano dos cidadãos. Perceber essa dinâmica de mudança do espaço geográfico é extremamente complexo, diante das múltiplas relações e áreas de conhecimento envolvidas nesse processo. Assim o grande desafio da Geografia numa sociedade dinâmica é fazer com que o conhecimento geográfico seja um significativo instrumento para a transformação social e o educando, sendo o agente central desse processo de ensino e aprendizagem, transformando o conhecimento em ferramenta do dia-a-dia. O professor é um sujeito essencial nesse processo de aprendizagem. Para que a educação geográfica compra o seu papel, de ampliar a capacidade crítica do indivíduo em relação ao espaço, é necessário uma prática de ensino que possibilite ao futuro licenciado em geografia uma compreensão prática e teórica do ensino de geografia atual.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2006 Vandeir Robson da Silva Matias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.