MAPEAMENTO DA VULNERABILIDADE SOCIAL EM SETORES CENSITÁRIOS:

diretrizes para políticas públicas em Eunápolis – BA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/BGJ-v16n1-a2025-73530

Palavras-chave:

Vulnerabilidade social, Índice de Vulnerabilidade Social (IVS), Setores censitários, Políticas públicas, Eunápolis-BA

Resumo

O presente estudo teve como objetivo construir e analisar o Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) do município de Eunápolis-BA, a partir dos dados do Censo Demográfico de 2010. A metodologia envolveu a utilização da Análise de Componentes Principais (ACP) para a seleção e ponderação das variáveis e do software QGIS para a espacialização dos resultados em escala de setores censitários. Foram consideradas três dimensões fundamentais da vulnerabilidade: capital humano, infraestrutura urbana e renda e trabalho. Os resultados demonstraram que a maior parte do território municipal foi classificada em níveis altos e muito altos de vulnerabilidade, com destaque para a dimensão do capital humano, fortemente impactada pelas elevadas taxas de analfabetismo, e para a infraestrutura urbana, marcada pela precariedade no acesso a serviços básicos. A dimensão renda e trabalho revelou desigualdades significativas de gênero e presença de bolsões de pobreza persistente. A integração das dimensões evidenciou que mais de dois terços do município apresentam condições socioeconômicas adversas, indicando territórios prioritários para intervenção do poder público. Conclui-se que o IVS constitui uma ferramenta analítica eficaz para subsidiar o planejamento territorial e orientar a formulação de políticas públicas mais equitativas e direcionadas, superando as limitações de indicadores agregados, como o IDH-M, e contribuindo para a promoção de um desenvolvimento inclusivo e sustentável em Eunápolis.

Biografia do Autor

  • Jeorge Luis Martins de Oliveira, Secretaria de Educação da Bahia

    Doutorando em Estado e Sociedade pela Universidade Federal do Sul do Bahia (UFSB). Mestre em Ciências e Tecnologias Ambientais pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) / Instituto Federal da Bahia (IFBA). Graduado em Turismo pela Fundação Visconde de Cairu. Licenciado em Geografia pela Faculdade de Ciências da Bahia (FACIBA). Especialista em Meio Ambiente e Sustentabilidade e em Docência do Ensino de Geografia pela Faculdade Vale do Cricaré (FVC). Especialista em Gestão Estratégica em Recursos Humanos pela UNIME. Atuação docente em cursos de especialização com as disciplinas de Metodologia da Pesquisa Científica e Docência do Ensino Superior. Docente em cursos de graduação com disciplinas ligadas a área de Geografia. Docente no Ensino Médio e Pré-Vestibular com as disciplinas de Geografia e Atualidades.

  • Roberto Muhájir Rahnemay Rabbani, Universidade Federal do Sul da Bahia

    Doutor em Direito pela Universidade de Santiago de Compostela, Espanha (USC), aprovado "cum laude" e doutorado europeu, com revalidação pela Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Fiscalidade Internacional e Comunitária pela USC. Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Foi bolsista de Doutorado do Ministério das Relações Exteriores e Cooperação da Espanha (MAEC-AECID). Atuou como Professor Substituto da UFS. Advogou em mais de 745 processos. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), atuando no Programa de Pós-Graduação em Estado e Sociedade (PPGES) e no Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias Ambientais (PPGCTA). Atuou como Vice-Decano do Centro de Formação em Ciências Humanas e Sociais (CFCHS) e como Coordenador do Curso de Direito, ocasião em que o curso foi reconhecido com nota máxima pelo MEC. Foi Professor Adjunto do Departamento de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (CERES-UFRN), onde atuou como Coordenador dos Trabalhos de Conclusão de Curso, Presidente do Núcleo Docente Estruturante (NDE), Vice-Chefe do Curso de Direito, Membro do Conselho de Centro (CONSEC), Coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) e Vice-Coordenador do Curso de Direito. Publicou livros e artigos científicos na área de Direito, Tributação Ambiental e Meio Ambiente.

  • Emilia Rahnemay Kohlman Rabbani, Universidade de Pernambuco

    Possui pós-doutorado em Engenharia Civil pela Universidade do Minho em cooperação com Israel Institute of Technology - TECHNION (2012). Doutorado em Engenharia Civil pela University of Pittsburgh, Pittsburgh, PA - USA (2000) revalidado no Brasil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2004). Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental pela University of Pittsburgh - USA (1998). Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (1996) e graduação em Engenharia Civil e Ambiental pela University of Pittsburgh - USA (1995). Trabalhou como engenheira de tráfego na companhia Midwest Research Institute (MRI) fazendo parte da equipe de pesquisadores da área de segurança de trânsito na cidade de Kansas City nos Estados Unidos (2000-2002). Foi professora Adjunta Nivel I do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Sergipe (2003-2005) e ingressou na UPE em 2006 como professora adjunta Nível III, sendo promovida a professora associada em 2011 e livre docente em 2013. Atuou como coordenadora setorial de Pós-graduação da Escola Politécnica de Pernambuco (POLI) na gestão 2009-2010, como coordenadora do Mestrado em Engenharia Civil (PEC) da POLI/UPE na gestão 2010-2011; Vice-líder do grupo de pesquisa Ergonomia, Higiene e Segurança do Trabalho (2008-2011); Gerente da Seção de Cultura da Escola Politécnica de Pernambuco (2014-2019), e como Assessora de Relações Internacionais da POLI (2019-2021). Atuou como professora visitante do Technion - Israel Institute of Technology (2011-2012) no departamento de gestão da construção e como pesquisadora visitante no Colorado State University - EUA no departamento de Gestão da Construção (2013-2018). Atualmente é professora permanente do Mestrado em Engenharia Civil da UPE (desde 2007), lidera o grupo de pesquisa Desenvolvimento Seguro e Sustentável - DESS cadastrado no CNPq (desde 2013), atua como representante dos professores Associados no Conselho de Gestão Acadêmica da POLI (CGA, desde 2013) e como Gerente Geral de Formação Superior da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (SECTI PE) desde março de 2021. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em segurança em transportes e sustentabilidade aplicada às construções. 

  • Sandra Adriana Neves Nunes, Universidade Federal do Sul da Bahia

    Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC-2012), na área de concentração Processos Psicossociais, Saúde e Desenvolvimento Psicológico. Mestre em Saúde pela Universidade de Greenwich, Inglaterra (2000). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC-1992). Professora Adjunta da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Atua no Programa de Pós-graduação em Estado e Sociedade (PPGES). Integra o Grupo de Pesquisa Estudos interdisciplinares sobre subjetividade, relações de poder e violência e é uma das líderes do grupo de pesquisa GEPPEE (Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicologia do Esporte e do Exercício).

Referências

BARBOSA, Isabelle Ribeiro; GONÇALVES, Ruana Clara Bezerra; SANTANA, Reginaldo Lopes. Mapa da vulnerabilidade social do município de Natal-RN em nível de setor censitário. Journal of Human Growth and Development, v. 29, n. 1, p. 48-56, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.157749. Acesso em: 11 out. 2023.

FÁVERO, L. P.; BELFIORE, P.; SILVA, F. L.; CHAN, B. L. Análise de dados: modelagem multivariada para tomada de decisão. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009, 646 p.

FIELD, Andy. Descobrindo a estatística usando SPSS. Tradução de Lorí Viali. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. 688 p.

FIGUEIREDO FILHO, Dalson Brito; SILVA JÚNIOR, José Alexandre. Visão além do alcance: uma introdução à análise fatorial. Opinião pública. Campinas, vol. 16, n. 1, junho, 2010, p. 160-185. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-62762010000100007. Acesso em: 14 jun. 2025.

HAIR, Joseph F; BLACK, William C; BABIN, Bary J. Multivariate data analysis. 7th. ed. Upper Saddle River, New Jersey: Pearson Educational International, 2010.

INSTITUTO DE PESQUISA ECONOMICA E APLICADA – IPEA. Atlas da Vulnerabilidade Social nos municípios brasileiros. Brasília, IPEA, 2015. Disponível em: http://ivs.ipea.gov.br/images/publicacoes/Ivs/publicacao_atlas_ivs.pdf. Acesso em: 04 dez. 2020.

MATOS, Daniel Abud Seara; RODRIGUES, Erica Castilho. Análise fatorial. Brasília, DF: Enap, 2019.

Downloads

Publicado

2025-06-30

Como Citar

MAPEAMENTO DA VULNERABILIDADE SOCIAL EM SETORES CENSITÁRIOS:: diretrizes para políticas públicas em Eunápolis – BA. Brazilian Geographical Journal, Ituiutaba, v. 16, n. 1, p. 142–165, 2025. DOI: 10.14393/BGJ-v16n1-a2025-73530. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/braziliangeojournal/article/view/73530. Acesso em: 6 dez. 2025.