MAPPING SOCIAL VULNERABILITY IN CENSUS TRACTS:

guidelines for public policies in Eunápolis, Brazil

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14393/BGJ-v16n1-a2025-73530

Keywords:

Social vulnerability, Social Vulnerability Index (SVI), Census tracts, Public policies, Eunápolis-BA

Abstract

This study aimed to construct and analyze the Social Vulnerability Index (SVI) of the municipality of Eunápolis, Bahia, Brazil, based on data from the 2010 Demographic Census. The methodology involved using Principal Component Analysis (PCA) for variable selection and weighting, and the QGIS software for spatialization of the results at the census tract level. Three fundamental dimensions of vulnerability were considered: human capital, urban infrastructure, and income and employment. The results indicated that most of the municipal territory was classified as having high or very high levels of vulnerability, with a particular emphasis on the human capital dimension, which was strongly impacted by high illiteracy rates, and on urban infrastructure, marked by deficiencies in access to basic services. The income and employment dimension revealed significant gender inequalities and the persistence of poverty pockets. The integration of these dimensions showed that more than two-thirds of the municipality experiences adverse socioeconomic conditions, highlighting priority areas for government intervention. It is concluded that the SVI is an effective analytical tool to support territorial planning and guide the formulation of more equitable and targeted public policies. It overcomes the limitations of aggregated indicators such as the Municipal Human Development Index (MHDI) and contributes to the promotion of inclusive and sustainable development in Eunápolis.

Author Biographies

  • Jeorge Luis Martins de Oliveira, Secretaria de Educação da Bahia

    Doutorando em Estado e Sociedade pela Universidade Federal do Sul do Bahia (UFSB). Mestre em Ciências e Tecnologias Ambientais pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) / Instituto Federal da Bahia (IFBA). Graduado em Turismo pela Fundação Visconde de Cairu. Licenciado em Geografia pela Faculdade de Ciências da Bahia (FACIBA). Especialista em Meio Ambiente e Sustentabilidade e em Docência do Ensino de Geografia pela Faculdade Vale do Cricaré (FVC). Especialista em Gestão Estratégica em Recursos Humanos pela UNIME. Atuação docente em cursos de especialização com as disciplinas de Metodologia da Pesquisa Científica e Docência do Ensino Superior. Docente em cursos de graduação com disciplinas ligadas a área de Geografia. Docente no Ensino Médio e Pré-Vestibular com as disciplinas de Geografia e Atualidades.

  • Roberto Muhájir Rahnemay Rabbani, Universidade Federal do Sul da Bahia

    Doutor em Direito pela Universidade de Santiago de Compostela, Espanha (USC), aprovado "cum laude" e doutorado europeu, com revalidação pela Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Fiscalidade Internacional e Comunitária pela USC. Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Foi bolsista de Doutorado do Ministério das Relações Exteriores e Cooperação da Espanha (MAEC-AECID). Atuou como Professor Substituto da UFS. Advogou em mais de 745 processos. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), atuando no Programa de Pós-Graduação em Estado e Sociedade (PPGES) e no Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias Ambientais (PPGCTA). Atuou como Vice-Decano do Centro de Formação em Ciências Humanas e Sociais (CFCHS) e como Coordenador do Curso de Direito, ocasião em que o curso foi reconhecido com nota máxima pelo MEC. Foi Professor Adjunto do Departamento de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (CERES-UFRN), onde atuou como Coordenador dos Trabalhos de Conclusão de Curso, Presidente do Núcleo Docente Estruturante (NDE), Vice-Chefe do Curso de Direito, Membro do Conselho de Centro (CONSEC), Coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) e Vice-Coordenador do Curso de Direito. Publicou livros e artigos científicos na área de Direito, Tributação Ambiental e Meio Ambiente.

  • Emilia Rahnemay Kohlman Rabbani, Universidade de Pernambuco

    Possui pós-doutorado em Engenharia Civil pela Universidade do Minho em cooperação com Israel Institute of Technology - TECHNION (2012). Doutorado em Engenharia Civil pela University of Pittsburgh, Pittsburgh, PA - USA (2000) revalidado no Brasil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2004). Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental pela University of Pittsburgh - USA (1998). Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (1996) e graduação em Engenharia Civil e Ambiental pela University of Pittsburgh - USA (1995). Trabalhou como engenheira de tráfego na companhia Midwest Research Institute (MRI) fazendo parte da equipe de pesquisadores da área de segurança de trânsito na cidade de Kansas City nos Estados Unidos (2000-2002). Foi professora Adjunta Nivel I do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Sergipe (2003-2005) e ingressou na UPE em 2006 como professora adjunta Nível III, sendo promovida a professora associada em 2011 e livre docente em 2013. Atuou como coordenadora setorial de Pós-graduação da Escola Politécnica de Pernambuco (POLI) na gestão 2009-2010, como coordenadora do Mestrado em Engenharia Civil (PEC) da POLI/UPE na gestão 2010-2011; Vice-líder do grupo de pesquisa Ergonomia, Higiene e Segurança do Trabalho (2008-2011); Gerente da Seção de Cultura da Escola Politécnica de Pernambuco (2014-2019), e como Assessora de Relações Internacionais da POLI (2019-2021). Atuou como professora visitante do Technion - Israel Institute of Technology (2011-2012) no departamento de gestão da construção e como pesquisadora visitante no Colorado State University - EUA no departamento de Gestão da Construção (2013-2018). Atualmente é professora permanente do Mestrado em Engenharia Civil da UPE (desde 2007), lidera o grupo de pesquisa Desenvolvimento Seguro e Sustentável - DESS cadastrado no CNPq (desde 2013), atua como representante dos professores Associados no Conselho de Gestão Acadêmica da POLI (CGA, desde 2013) e como Gerente Geral de Formação Superior da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (SECTI PE) desde março de 2021. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em segurança em transportes e sustentabilidade aplicada às construções. 

  • Sandra Adriana Neves Nunes, Universidade Federal do Sul da Bahia

    Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC-2012), na área de concentração Processos Psicossociais, Saúde e Desenvolvimento Psicológico. Mestre em Saúde pela Universidade de Greenwich, Inglaterra (2000). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC-1992). Professora Adjunta da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Atua no Programa de Pós-graduação em Estado e Sociedade (PPGES). Integra o Grupo de Pesquisa Estudos interdisciplinares sobre subjetividade, relações de poder e violência e é uma das líderes do grupo de pesquisa GEPPEE (Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicologia do Esporte e do Exercício).

References

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MATOS, Daniel Abud Seara; RODRIGUES, Erica Castilho. Análise fatorial. Brasília, DF: Enap, 2019.

Published

2025-06-30

How to Cite

MAPPING SOCIAL VULNERABILITY IN CENSUS TRACTS:: guidelines for public policies in Eunápolis, Brazil. Brazilian Geographical Journal, Ituiutaba, v. 16, n. 1, p. 142–165, 2025. DOI: 10.14393/BGJ-v16n1-a2025-73530. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/braziliangeojournal/article/view/73530. Acesso em: 5 dec. 2025.