MOBILIDADE SUSTENTÁVEL EM CIDADES DO AGRONEGÓCIO

estratégias de requalificação urbana para Barreiras – BA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/BGJ-v17n1-a2026-81650

Palavras-chave:

Mobilidade urbana, Cidade, Ambiente, Sustentabilidade, Projeto urbano

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar a relação entre políticas de desenvolvimento urbano e os princípios de mobilidade sustentável. Visa, em específico, explicitar à luz das cidades sustentáveis, aspectos conflituosos de macro e micromobilidade em cidades médias especializadas economicamente no agronegócio. Para além de revisões bibliográficas, recorreu-se como referência à cidade de Barreiras-BA, a fim de compreender, por vias de análises empíricas, as dinâmicas da produção de seu espaço intraurbano e a materialização das infraestruturas de circulação e desempenho ambiental dos sistemas de mobilidade. Parte-se do pressuposto de que a intensificação recente dos fluxos logísticos associados à modernização técnico-científica do campo projeta sobre essas cidades padrões específicos de expansão territorial, reestruturação funcional e organização da mobilidade. Desse modo, o estudo baseia-se na leitura histórico-territorial do processo de formação urbana de Barreiras-BA, cujos resultados indicam persistência de padrões rodoviaristas e a fragilidade dos sistemas de mobilidade coletiva e ativa ou não-motorizada. Por fim, o trabalho apresenta diretrizes para a realização de projetos voltados à requalificação de eixos estruturadores, à reintegração dos cursos d’água e à valorização do centro histórico, contribuindo para a formulação de estratégias de projeto urbano orientadas à mobilidade sustentável em cidades do agronegócio.

Biografia do Autor

  • Haniel Israel, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia

    Arquiteto e Urbanista formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie (2017), é Mestre (2020) e Doutor (2025) em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós-Graduação da mesma instituição, com bolsas concedidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/PROEX). Atuou como pesquisador no Laboratório de Projetos e Políticas Públicas (LPP/FAU Mackenzie), onde coordenou atividades no grupo de trabalho Espaços Educacionais Inovadores, colaborando em articulações de pesquisa com o Dipartimento di Ingegneria Civile, Ambientale e Architettura (DICCAR) da Università degli Studi di Cagliari, Itália. No âmbito da disciplina TFG Experimental Internacional (2020–2023), desenvolveu atividades de consultoria junto a estudantes de graduação, em parceria com o Dipartimento di Architettura da Università degli Studi di Ferrara, Itália, e com a École d’Architecture de la Ville & des Territoires Paris-Est, França. Na prática profissional, atuou como Arquiteto Júnior (2018–2019) e Arquiteto Pleno (2021–2023) na Gerência Administrativa do Banco Central do Brasil (BACEN), em São Paulo, além de ter trabalhado nos escritórios Espaço Tempo Arquitetura e Urbanismo (2020–2021) e Arch74 (2023–2024), exercendo as funções de arquiteto nas categorias Júnior e Pleno, respectivamente. Atualmente, é Professor Substituto no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Campus Barreiras, onde leciona nos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Técnico em Edificações; integra o Grupo de Estudos em Geopolítica, Ambiente e Humanidades (GEPAH), desenvolvendo pesquisas nas áreas de arquitetura escolar, planejamento urbano e políticas públicas para a cidade, além de coordenar projetos de extensão voltados à mobilidade urbana.

  • Vinicius Santana, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia

    Doutor em Ciência Política da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Docente EBTT do Instituto Federal da Bahia (IFBA), campus Barreiras. Mestre em Relações Internacionais e Licenciado em Letras com Inglês pela Universidade Federal da Bahia, UFBA e especialista em Ensino de Língua Inglesa, foi professor da educação básica pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto do Estado de Roraima (SEED RR), pesquisador bolsista da Bolsa da Chancelaria Alemã para Futuros Líderes com projeto em Relações Internacionais, Políticas Públicas, Desenvolvimento, Sociedade Civil e Bancos Alimentares fomentado pela Alexander von Humboldt Stfitung/Foundation. Participou de um projeto em Raça, Desenvolvimento e Desigualdade na Vanderbilt University (Estados Unidos). Tem experiência na área de Relações Internacionais e Economia Política do Desenvolvimento, com ênfase nos países do Cáucaso, em especial o Azerbaijão, e na União Soviética; Programas de Transferência de Renda e Seguridade Social, assim como Serviço Social; Programas de Internacionalização de Universidades (UFRB e UFBA); Linguística, com ênfase em Sociolinguística e Dialetologia, Tradução e no Ensino de Línguas.

  • Wellington Aragão, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia

    Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestre em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Licenciado em Geografia pela Faculdade de Formação de Professores de Goiana (FFPG). Pesquisa temas relacionados ao Ensino-Aprendizagem da Geografia; Escala Geográfica; Educação Profissional e Tecnológica; Educação do Campo e Agricultura Familiar. Realizou estágio doutoral no Instituto de Estudos Socioambientais da UFG. Atuou na Graduação em Geografia na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB-EAD) e na graduação em Gestão do Agronegócio no Instituto Federal do Acre (IFAC). Avaliou livros didáticos no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Integra os conselhos científicos das revistas: Verde Grande - Geografia e Interdisciplinaridade (UNIMONTES) e Ensino de Geografia (UFPE). Atualmente, é docente na Educação Profissional, Técnica e Tecnológica do Instituto Federal da Bahia (IFBA).

  • Maurício Del Nero Oliveira, Universidade Estadual de Campinas

    Doutorando em Arquitetura, Tecnologia e Cidade pela UNICAMP. Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2024), com bolsa Capes. Membro do Laboratório de Projetos e Políticas Públicas LPP / FAU Mackenzie, onde realizou Estágio Docente Continuado na disciplina Atividade 3 - Fundamentação e Crítica do Trabalho de Graduação Final - TFG Internacional Experimental, na condição de pesquisador auxiliar. Especialista em Jornalismo pela London School of Journalism (Inglaterra, 2015). Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2007), com intercâmbio acadêmico para a Università degli Studi di Firenze (Itália, 2006). Atua na área de Arquitetura e Urbanismo com a realização de projetos residenciais, corporativos, comerciais, institucionais e paisagísticos, e, também, na área de Comunicação e Jornalismo na criação, pesquisa e produção de textos e livros para o ramo de arquitetura, urbanismo e design. Tem experiência em pesquisas nas áreas de Arquitetura, Urbanismo, Comunicação e Jornalismo, com ênfase nos seguintes temas: publicações do ramo de arquitetura, urbanismo e design; semiótica; tendências; requalificação urbana e planejamento urbano.

  • Alana Izabel Basso Gama, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia

    Graduanda em Arquitetura e Urbanismo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA, Campus Barreiras. Bolsista do projeto de extensão "Barreiras 2050: desenhando o futuro da mobilidade urbana". Monitora voluntária no curso Técnico em Edificações do IFBA Campus Barreiras, auxiliando professores na disciplina de Informática Aplicada, com ênfase na utilização do AutoCAD.

Referências

BARBI, Fabiana. Cidades sustentáveis: reflexões sobre os desafios socioambientais urbanos no século XXI. 1. ed. [S.l.]: Clube de Autores, 2019.

BEATLEY, Timothy. Green urbanism: learning from European cities. Washington: Island Press, 2000.

BOLUND, Per; HUNHAMMAR, Sven. Ecosystem services in urban areas. Ecological Economics, Amsterdam, v. 29, n. 2, p. 293–301, 1999.

BRANDÃO, Paulo Roberto Baqueiro. Apontamentos para uma análise geográfico-histórica da dinâmica urbana de Barreiras (Bahia). Revista Movimentos Sociais e Dinâmicas Espaciais, Recife, v. 13, n. 1, p. 1–14, 2024. DOI: 10.51359/2238-8052.2024.260403.

BRASIL. Lei nº 12.587, de 3 de janeiro de 2012. Institui a Política Nacional de Mobilidade Urbana. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 4 jan. 2012.

CAMPBELL, Scott. Green cities, growing cities, just cities? Urban planning and the contradictions of sustainable development. Journal of the American Planning Association, Chicago, v. 62, n. 3, p. 296–312, 1996.

CASTILLO, Ricardo. Logística e território: redes, fluxos e regulação. São Paulo: Annablume, 2014.

CASTILLO, Ricardo; FREDERICO, Samuel. Agronegócio, logística e uso corporativo do território no Brasil. Revista Brasileira de Geografia, Rio de Janeiro, v. 55, n. 1, p. 45–64, 2010.

CERVERO, Robert; KOCKELMAN, Kara. Travel demand and the 3Ds: density, diversity, and design. Transportation Research Part D: Transport and Environment, Oxford, v. 2, n. 3, p. 199–219, 1997.

CORTESE, Tatiana Tucunduva Philippi; KNIESS, Cláudia Terezinha; MACCARI, Emerson Antonio. Cidades inteligentes e sustentáveis. 1. ed. Barueri: Manole, 2017.

GIRARDET, Herbert. Creating sustainable cities. Totnes: Green Books, 1999.

GÓMEZ-BAGGETHUN, Erik; BARTON, David N. Classifying and valuing ecosystem services for urban planning. Ecological Economics, Amsterdam, v. 86, p. 235–245, 2013.

HARVEY, David. O direito à cidade. São Paulo: Boitempo, 2008.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Enciclopédia dos Municípios Brasileiros: Bahia. Rio de Janeiro: IBGE, 1958.

JABAREEN, Yosef. Sustainable urban forms: their typologies, models, and concepts. Journal of Planning Education and Research, Thousand Oaks, v. 26, n. 1, p. 38–52, 2006.

LEITE, Carlos; AWAD, Juliana. Cidades sustentáveis, cidades inteligentes: desenvolvimento sustentável num planeta urbano. Porto Alegre: Bookman, 2012. 264 p. ISBN 978-8577809653.

LOPES, Dario Rais; MARTORELLI, Martha; VIEIRA, Aguiar Gonzaga. Mobilidade urbana: conceito e planejamento no ambiente brasileiro. Curitiba: Appris, 2020.

LOWE, Elizabeth C.; STEVEN, Rochelle; MORRIS, Rebecca L.; PARRIS, Kirsten M.; AGUIAR, Axton C.; WEBB, Cameron E.; BUGNOT, Ana B.; DAFFORN, Katherine; CONNOLLY, Rod M.; MAYER PINTO, Mariana. Supporting urban ecosystem services across terrestrial, marine and freshwater realms. Science of the Total Environment, v. 817, p. 1–9, 2022. DOI: 10.1016/j.scitotenv.2021.152689.

MARICATO, Ermínia. O impasse da política urbana no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2011.

MARICATO, Ermínia. Para entender a crise urbana. São Paulo: Expressão Popular, 2015.

MILLENNIUM ECOSYSTEM ASSESSMENT. Ecosystems and human well-being: synthesis. Washington, DC: Island Press, 2005.

NEWMAN, Peter; KENWORTHY, Jeffrey. Sustainability and cities: overcoming automobile dependence. Washington, DC: Island Press, 1999.

ONU-HABITAT. State of the World’s Cities 2012/2013: prosperity of cities. Nairobi: United Nations Human Settlements Programme, 2012.

RECH, Adir Ubaldo; RECH, Adivandro. Cidade sustentável: direito urbanístico e ambiental – instrumentos de planejamento. 1. ed. [S.l.]: EDUCS, 2016.

REIS, Eduardo Castellani Gomes dos; VÉRAS, Maura Pardini Bicudo. Desigualdades sociais, territórios da vulnerabilidade e mobilidade urbana. Cadernos Metrópole, [S. l.], v. 26, n. 60, p. 537–560, 2024. DOI: 10.1590/2236-9996.2024-6007. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/63374. Acesso em: 1 mar. 2026.

ROGERS, Richard George; GUMUCHDJIAN, Philip. Cidades para um pequeno planeta. Barcelona: G. Gili, 2012.

SACHS, Ignacy. Caminhos para o desenvolvimento sustentável. Rio de Janeiro: Garamond, 2015.

SANTOS, I. D. S. Rede urbana e produção do território: complementaridades, competitividades e sinergias entre Barreiras e Luís Eduardo Magalhães. 2021. 176 f. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2021.

SANTOS, Milton. Técnica, espaço, tempo: globalização e meio técnico-científico-informacional. São Paulo: Hucitec, 1994.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Edusp, 1996.

SANTOS, Milton. A urbanização brasileira. 5. ed. São Paulo: Edusp, 2007.

SANTOS, Milton; SILVEIRA, María Laura. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001.

TEEB – THE ECONOMICS OF ECOSYSTEMS AND BIODIVERSITY. TEEB manual for cities: ecosystem services in urban management. Geneva: United Nations Environment Programme, 2011.

VASCONCELLOS, Eduardo Alcântara de. Mobilidade urbana e cidadania. São Paulo: Senac, 2014.

VILLAÇA, Flávio. Espaço intraurbano no Brasil. São Paulo: Studio Nobel, 2001.

WCED – WORLD COMMISSION ON ENVIRONMENT AND DEVELOPMENT. Nosso futuro comum. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1988.

Downloads

Publicado

2026-07-06

Como Citar

MOBILIDADE SUSTENTÁVEL EM CIDADES DO AGRONEGÓCIO: estratégias de requalificação urbana para Barreiras – BA. Brazilian Geographical Journal, Ituiutaba, v. 17, n. 1, p. 1–22, 2026. DOI: 10.14393/BGJ-v17n1-a2026-81650. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/braziliangeojournal/article/view/81650. Acesso em: 10 jul. 2026.