Educação do campo e agroecologia: perspectivas a partir das escolas do campo no município de Goiás-GO

Autores

  • Murilo Mendonça Oliveira Souza Universidade Estadual de Goiás
  • Auristela Afonso Costa Universidade Estadual de Goiás

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo geral compreender as questões socioambientais regionais, especialmente relacionadas à agroecologia, a partir da percepção do ambiente natural vivenciado por alunos, professores e pessoas da comunidade no contexto espacial das escolas no/do campo do município de Goiás, utilizando para isto técnicas metodológicas de DRP (Diagnóstico Rural Participativo). Os participantes das atividades demonstraram uma relação mais próxima com a natureza e a conservação de conhecimentos historicamente construídos pelas comunidades camponesas. Estes conhecimentos, contudo, não têm sido valorizados na construção da proposta educativa das escolas do campo.

Biografia do Autor

  • Murilo Mendonça Oliveira Souza, Universidade Estadual de Goiás
    Professor do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual de Goiás/Unidade Universitária de Goiás e do Curso de Mestrado em Recursos Naturais do Cerrado
  • Auristela Afonso Costa, Universidade Estadual de Goiás
    Professora do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual de Goiás/Unidade Universitária de Goiás

Downloads

Publicado

2013-12-29

Como Citar

Educação do campo e agroecologia: perspectivas a partir das escolas do campo no município de Goiás-GO. Brazilian Geographical Journal, Ituiutaba, v. 4, n. 2 S, 2013. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/braziliangeojournal/article/view/22925. Acesso em: 18 maio. 2025.