Educação do campo e agroecologia: perspectivas a partir das escolas do campo no município de Goiás-GO

Autores

  • Murilo Mendonça Oliveira Souza Universidade Estadual de Goiás
  • Auristela Afonso Costa Universidade Estadual de Goiás

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo geral compreender as questões socioambientais regionais, especialmente relacionadas à agroecologia, a partir da percepção do ambiente natural vivenciado por alunos, professores e pessoas da comunidade no contexto espacial das escolas no/do campo do município de Goiás, utilizando para isto técnicas metodológicas de DRP (Diagnóstico Rural Participativo). Os participantes das atividades demonstraram uma relação mais próxima com a natureza e a conservação de conhecimentos historicamente construídos pelas comunidades camponesas. Estes conhecimentos, contudo, não têm sido valorizados na construção da proposta educativa das escolas do campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Murilo Mendonça Oliveira Souza, Universidade Estadual de Goiás

Professor do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual de Goiás/Unidade Universitária de Goiás e do Curso de Mestrado em Recursos Naturais do Cerrado

Auristela Afonso Costa, Universidade Estadual de Goiás

Professora do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual de Goiás/Unidade Universitária de Goiás

Downloads

Publicado

2013-12-29

Como Citar

SOUZA, M. M. O.; COSTA, A. A. Educação do campo e agroecologia: perspectivas a partir das escolas do campo no município de Goiás-GO. Brazilian Geographical Journal, Ituiutaba, v. 4, n. 2 S, 2013. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/braziliangeojournal/article/view/22925. Acesso em: 12 set. 2024.